Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Programa de monitoração radiológico operacional

Este programa realiza o acompanhamento dos níveis de radiação ambiental nas regiões próximas a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Para que ocorra essa monitoração, várias amostras de ambiente marinho e terrestre são coletadas regularmente, assim como amostras de água de chuva e filtros que recolhem partículas do ar. Esse material é levado para laboratório, onde são feitas a identificação e a contagem das partículas radioativas presentes. Os resultados anuais deste Programa são analisados e comparados com os resultados do período pré-operacional, realizado para Angra 1 e 2 e são enviados para órgãos reguladores.

É suportado pelas seguintes atividades:

Programa de Análise de Amostras Marinhas - Peixes, Algas, Areia de Praia, Sedimento Marinho, Água de Mar;
Programa de Análise de Amostras Terrestres - Leite de Vaca, Pasto, Água Doce de Superfície e Água do Rio, Água Subterrânea, Sedimento de Rio, Produto Agrícola (Banana) e Solo Adjacente;
Programa de Análise de Amostras de Ar - Particulado, Iodo, Precipitação;
Programa de Coleta em Amostras Diversas para Análise de Trítio;
Programa de Medidas Diretas com Dosímetros Termoluminescentes;

Os resultados das análises, realizadas no Laboratório de Monitoração Ambiental, têm, como parâmetros de referência os valores de notificação ("Report Level") dos radionuclídeos com as respectivas matrizes (ex: sedimento, leite, água, etc...) estabelecidos em normas.

Equipamento para análise radiológica