Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Programa de monitoração e controle da qualidade das águas

O Programa de Monitoração e Controle da Qualidade das Águas tem como objetivo monitorar a qualidade das águas subterrâneas, industriais e salinas, das áreas de propriedade da Empresa ou daquelas que possam ser afetadas pela operação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), de forma a possibilitar um acompanhamento e controle da utilização dessas águas.

O programa se baseia nos resultados obtidos nas análises dessas águas e estabelece os pontos de monitoração, a freqüência da coleta das amostras, as análises que deverão ser realizadas com seus respectivos limites, definidos pelas normas específicas e vigentes, e as ações a serem tomadas em caso de ocorrência de resultados que não atendam às mesmas.

Esse programa é suportado pelas seguintes atividades:

Monitoração da Qualidade da Água para Fins Potáveis
Monitoração da Qualidade das Águas Salinas
Monitoração da Qualidade das Águas dos Efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto da CNAAA
Monitoração da Qualidade da Água Subterrânea no Sítio da Usina.

Monitoração da qualidade das amostras de água coletadas

Programa de Medida de Cloro Residual em Piraquara de Fora

As Unidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto utilizam água do mar para condensar o vapor gerado no circuito secundário. De modo a evitar que a incrustação de organismos marinhos  provoquem danos às estruturas do sistema de água de circulação, é utilizado cloro como biocida. 

A maior parte desse cloro evapora naturalmente durante o trajeto do efluente  até o seu lançamento no mar. Contudo, esse programa visa monitorar a concentração de cloro residual na água do mar , de forma a garantir que os limites estabelecidos pela INEA não sejam ultrapassados.

Para a execução deste programa são realizadas, semanalmente, medidas de cloro residual no local. As coletas de água do mar e as análises de cloro residual são realizadas ao longo do eixo perpendicular à descarga da água de circulação, em pontos e coordenadas predeterminados.

Um relatório mensal contendo os resultados das análises de cloro residual obtidos é enviado pela Gerência de Monitoração para a Gerência de Gestão Ambiental, para posterior envio à INEA.

Outros programas desenvolvidos pelo Laboratório de Monitoração Ambiental