Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Programa de medida de temperatura da água do mar

A operação da central nuclear requer uma grande quantidade de água do mar para resfriar o vapor utilizado para movimentar o gerador elétrico. A água utilizada para esse fim é captada em Itaorna e lançada no Saco Piraquara de Fora cerca de três a cinco graus acima da temperatura de entrada. 

O objetivo deste programa é realizar um mapeamento hidrotérmico através da medição quinzenal da temperatura da água do mar nas áreas de captação e de lançamento da central nuclear, para verificar a dispersão térmica ocasionada pela operação das usinas Angra 1 e Angra 2 e, futuramente, de Angra 3, no Saco Piraquara de Fora e avaliar uma possível influência sobre as populações marinhas.Para a execução desse programa são feitas medidas das temperaturas nas profundidades de 0,5 m, 2,0 m e 4,0.


Técnicos acompanham o mapeamento hidrotérmico realizado

Foi observado que, ao longo desses 30 anos de monitoramento, o impacto térmico permanece concentrado a uma profundidade de até meio metro. Isso faz com que esse calor seja rapidamente disperso para a atmosfera. Sendo assim, livrando as comunidades bióticas que vivem abaixo dessa profundidade dos efeitos do aumento de temperatura. Os resultados desse programa são enviados regularmente aos órgãos ambientais.

Outros programas desenvolvidos pelo Laboratório de Monitoração Ambiental

Programa de monitoração radiológico operacional

Programa de monitoração da fauna e flora marinha

Programa de monitoração e controle da qualidade das águas