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Alterações na Composição do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da Eletronuclear

  • Conselho de Administração
  • Conselho Fiscal
  • Diretoria Executiva
  • Conselho de Administração

    Presidente: Luiz Augusto Pereira de Andrade Figueira

    Membros: Marcio Szechtman; Leonam dos Santos Guimarães; Leonardo de Paiva Rocha (Conselheiro Independente); Fábio Malina Losso (Conselheiro Independente); Jailor Capelossi Carneiro (Indicado do Ministério da Economia); Paulo Artur Pimentel Tavares da Silva (Representante dos empregados da Eletronuclear).

    Currículos:

    MARCIO SZECHTMAN
    Marcio Szechtman é graduado e mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com 44 anos de atuação no setor elétrico. Iniciou sua carreira técnica no Cepel em 1976. Em 1996, desligou-se da instituição e tornou-se consultor na iniciativa privada. Com forte atuação no cenário internacional, trabalhou para cerca de 15 países. No Brasil, ocupou funções de direção na empresa de consultoria Mercados de Energia e foi diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios da Terna Participações. Desde 2010, atua como consultor técnico junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nos projetos de transmissão associados aos empreendimentos hidroelétricos do rio Madeira e de Belo Monte. De janeiro de 2017 a abril de 2019, exerceu a função de diretor-geral do Cepel. Atualmente, é diretor de Transmissão da Eletrobras.

    LEONAM DOS SANTOS GUIMARÃES
    Nascido no Rio de Janeiro e Cidadão Honorário de Angra dos Reis, é Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletrobrás Eletronuclear S.A. desde abril de 2014 e membro do Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA desde abril de 2010. Foi Diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA – AMAZUL de agosto de 2013 a abril de 2014 e Assistente da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear S.A. de outubro de 2005 a agosto de 2013. É Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP, Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI e Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, a qual serviu por 30 anos (1975-2005). É autor de vários livros e artigos sobre engenharia, gestão e planejamento.

    LEONARDO DE PAIVA ROCHA (Conselheiro Independente)
     Formado em Engenharia Mecânica no Instituto Militar de Engenharia/RJ (1981), mestrado em Administração de Empresas na PUC/RJ (1989) com ênfase em Finanças (sem tese) e especialização em Administração de Marketing na FGV/SP (1991). CFO' s Executive Program — University of Chicago (2007). Formação de Conselheiros de Administração — IBGC/SP (2009). Corporate Governance and Performance — Yale School ofManagement (2012). Conselhos de Administração/Comitês de Auditoria na Harvard Business School (2014). Director's College do Rock Center for Corporate Governance da Stanford University (2017). Programa Private Equity • Investing and Creating Value na The Wharton School (2017). Workshop Effective Board Leadership no IFC-World Bank Group (Washington -2017). Programa de formação de Conselheiros de Estatais na Fundação Dom Cabral (2018).
    Ex-Presidente e ex-membro do Conselho de Administração do IBEF/SP (um dos três indicados para o prêmio Executivo de Finanças do Ano — 2003). Ex-membro do Conselho Fiscal da Abril Educação S/A. Ex-membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria do Hotel Urbano. Membro do Instituto Brasileiro de Govemança Corporativa (IBGC). Membro do ACI (Audit Committee Institute — KPMG). Participante do Board Members Program da EY. Membro do Conselho Fiscal e do Comitê de Gestão e Finanças da Confederação Brasileira de Rugby. Mentor da Endeavor e da Bambuzza. Membro do Conselho Consultivo da ONG Ação Comunitária. E membro independente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Auditoria, Compliance e Riscos e membro do Comitê Financeiro da Norte Energia S.A. (Usina de Belo Monte). Integra o Comitê de Estratégia e Inovação da Gol Linhas Aéreas.

    FÁBIO MALINA LOSSO (Conselheiro Independente)

    JAILOR CAPELOSSI CARNEIRO (Indicado do Ministério da Economia)
    Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura. Advogado da União. Atuou na Consultoria Jurídica do Ministério de Minas Energia, no período de setembro de 2003 a agosto de 2005, e na Procuradoria Regional da União da 3ª Região, no período de setembro de 2005 a outubro de 2008. Atuou como Membro de Comissões de Sindicâncias e de Processos Administrativos Disciplinares, no período de novembro de 2006 a maio de 2008, e Coordenador de Medidas Disciplinares, no período de junho de 2008 a maio de 2011, no âmbito da Corregedoria Geral da Advocacia da União. No Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, ocupou inicialmente o cargo de Assessor da Secretaria Executiva, em exercício na Assessoria Especial de Controle Interno, mas ocupa desde agosto de 2012 o cargo de Chefe da Corregedoria, sendo responsável pelo planejamento, coordenação e desenvolvimento das atividades de correição e das atividades disciplinares no âmbito da referida Pasta.

    PAULO ARTHUR PIMENTEL TAVARES DA SILVA (Representante dos empregados da Eletronuclear)
    Engenheiro químico formado pela UFRJ em 1996, MBA em Gerenciamento de Empreendimentos em 2014.
    Iniciou sua carreira no setor nuclear em 1996, em FURNAS, passando à ELETRONUCLEAR em 1997, onde trabalhou na área de Proteção Radiológica de Angra 1 e 2 até 2003 e na área de Desempenho de Sistemas e Reator de Angra 1 até a presente data em sistemas relacionados à rejeitos radioativos e tratamento e efluentes químicos.  Ocupa desde o início de 2003 a função de Engenheiro de Sistemas.

  • Conselho Fiscal

    Presidente: Marcelo Saraiva Cavalcanti (Indicado do Ministério da Economia/Tesouro Nacional)

    Membros: Luciana Cortez Roriz Pontes; Marcos José Lopes.

    Suplentes: Pedro Paulo da Cunha; Waldir Antonio Gervásio; Rodrigo Parente Vives (Indicado do Ministério da Economia/Tesouro Nacional).

    Currículos:

    MARCELO SARAIVA CAVALCANTI (Indicado do Ministério da Economia/Tesouro Nacional) 

    FORMAÇÃO ACADÊMICA
    Mestrado Profissional em Politicas Públicas e Desenvolvimento — Politica Económica. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA. Período: abril de 2014 a abril de 2016. Carga Horária Total: 720h. Curso em andamento.

    Especializacão (MBA) em Administração Financeira e Mercado de Capitais. Fundação Getúlio Vargas — FGV Management. Período: agosto de 2004 a dezembro de 2005. Carga Horária Total: 420h.
    Economia, Universidade de Brasília — UnB. Economia. Período: agosto de 1993 a dezembro de 1997.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – CARGOS 
    Secretaria do Tesouro Nacional — STN I Ministério da Fazenda. Coordenação-Geral de Haveres Financeiros - COAFI. Cargo: Analista de Finanças e Controle. Situação Funcional: Concursado. PerTodo: desde agosto de 2001.
    Cargo em comissão de Gerente da COAFI (Coordenação-Gera/ de Haveres Financeiros). Período: desde março de 2008.
    Cargo em comissão de Gerente de Projetos da COAFI (Coordenação-Geral de Haveres Financeiros). Período: julho de 2004 a março de 2008.
    -
    Descrição das Atividades desenvolvidas na COAFI: Gerenciamento e controle de haveres decorrentes dos contratos firmados no âmbito do Programa de Ajuste Fiscal firmado entre a União e Estados, Municípios, e suas Administrações diretas e indiretas, também decorrentes de aquisições de participações governamentais devidas a Estados, e originários de acordos de reestruturação da dívida externa brasileira, dentre outros.
    BASA — Banco da Amazônia. Função: Conselheiro Fiscal. Período: Desde 01 de maio de 2012. Presidente do Conselho desde 25 de maio de 2013.
    CEAGESP — Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Função: Presidente do Conselho Fiscal. Período: Desde 01 de maio de 2009 a 30 de abril de 2012.
    AGESPISA — Águas e Esgotos do Piauí — S.A. Função: Presidente do Conselho Fiscal. Período: OI de maio de 2008 a 30 de abril de 2009.
    CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Empresa Estatal vinculada ao Ministério da Integração Nacional). Cargo: Técnico de Nível Superior em Desenvolvimento e Administração. Situação Funcional: Concursado. Período: maio de 2000 a agosto de 2001.
    Descrição das atividades desenvolvidas na CODEVASF: Realização de trabalhos direcionados aos projetos de pesquisa e desenvolvimento sob responsabilidade da referida Empresa. Elaboração da Proposta Orçamentária para os anos de 2001 e 2002 da Empresa que foram entregues ao Congresso Nacional, respectivamente, em 2000 e 2001. E consolidação das informações necessárias para a formulação do Programa Plurianual "Avança Brasil" — PPA 2000/2003.
    Banco Bradesco SIA. Cargo: Escriturário. Período: junho de 1998 a maio de 1999.

    Cursos de Atualização e Aperfeiçamento:
     Curso de Extensão em Análise de Empresas Estatais — Módulo II. COPAR-Secretaria do Tesouro Nacionaf. Período: 05 a 14.08.2014. Carga Horária: 12 h.
    Seminário sobre "Destinação do Lucro e Aumento de Capital". COPAR-Secretaria do Tesouro Nacional/DEST. Data: 26.11.2013. carga Horária: 08 h.
    Seminário sobre "Governança Corporativa para Conselheiros Fiscais". COPARSecretaria do Tesouro NacionaVESAF. Data: 05.11.2013. Carga Horária: 04 h.
    -
    Curso de Extensão em Análise de Empresas Estatais — Módulo I - 2013. COPARSecretaria do Tesouro Nacional. Período: 03.06 a 06.06.2013; 10.06 a 13.06.2013; 17.06 e 18.06.2013. carga Horária: 20 h.
    Licitações, COPAR/Secretaria do Tesouro Nacional — STN/MF. Período: 05.10 a 06.10.2011. Carga Horária: 08 h.
    Curso Básico do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Secretaria do Tesouro - STNIMF. Período: 01.03 a 05.03.2010. carga Horária: 20 h.
    Seminário "Deveres e Responsabilidades dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal". STN/DEST/CVM. Período: 02.07.2009. carga Horária: 7h. 
    Curso Alterações Introduzidas na Lei das SIA pela Lei no 1 1.638/07. STN/DEST. Período: 14 e 16.10.2008. carga Horária: 7h.
    Curso SIAFI OPERACIONAL, Associação Brasileira de Orçamento Público - ABOP. Período: 15 a 30.08.2007. Carga Horária: 40 h.
    Orçamento e Contabilidade Pública. Secretaria do Tesouro Nacional — STN/MF. Período: 01 a 17.03.04. carga Horária: 32 h.
    Matemática Financeira (Em HP12 e EXCEL) e Análise de Investimentos. Escola de Administração Fazendária — ESAF. Período: 19.02 a 06.03.02. Carga Horária: 30 h.
    Lei de Responsabilidade Fiscal. ENAP. Período: i7 a 19.10.00. Carga Horária: 21h.
    Elaboração e Acompanhamento de Convênios. ENAP. Período: 04 a 08.12.00. Carga Horária: 35h.
    Programação e Gestão Financeira e Orçamentária. Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Período: 05 a 16.06.00 e de 03 a 14.07.00. carga Horária: 70h.

    LUCIANA CORTEZ RORIZ PONTES 

    DADOS PROFISSIONAIS
    Formação Profissional: Advogada (OAB-DF 13.709)
    Cargo efetivo: Procuradora da Fazenda Nacional de Categoria Especial
    Cargo comissionado atua): Coordenadora-Geral de Revisão de Atos Normativos da
    Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República
    Cargos comissionados exercidos:
      Assessora da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (cargo atua}).
      Assessora Especial da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.
      Subsecretária de Serviços Postais e de Govemança de Empresas Vinculadas, do Ministério das Comunicações.
      Coordenadora-Geral de Gestão Corporativa das Estatais no Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais • DEST, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
      Coordenadora na Coordenação-Geral de Gestão Cooperativa das Estatais do DEST/MPOG
      Assistente do Procurador-Geral da Fazenda Nacional, e, cumulativamente, substituta eventual do Coordenador-Geral e substituta da Coordenadora, na Coordenação-Geral de Assuntos Societários da União da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
    Participação em Conselhos de Administração elou Fiscal de empresas estatais:
      Conselhos Fiscais, de 1995 a 2015: ( l) Indústria de Material Bélico do Brasil — IMBEL - titular; (2) Rede Federal de Armazéns Gerais Ferroviários S.A. — AGEF • titular; (3) Banespa Cartões S.A. titular; (4) BEG Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. - titular; (5) Banco do Nordeste do Brasil S.A. - titular; (6) Casa da Moeda do Brasil - titular; (7) Caixa Económica Federal - suplente; (8) VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. - suplente; (9) IRB-Brasil Resseguros S.A. - suplente; (10) Eletrobrós Participações S.A. - suplente; ( I I ) Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECP - titular; e (12) Telecomunicações Brasileiras S.A. — TELEBRAS • titular.
      Conselhos de Administracão, de 2008 a 2011: ( l ) CEAGESP • Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - titular; (2) AES Eletropaulo Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. — suplente; e (3) EPL Empresa de Planejamento e Logística S.A. - titular.
    Possui bom domínio do idioma inglês e noção básica do francês.

    Currículo Resumido de Marcos Jose Lopes

    • Graduado em Ciências Contábeis. UFRJ, conclusão em 2005; 
    • The Minerva Program - The George Washington University School of Business – ano 2013; 
    • Participação em diversos congressos, cursos e seminários na área contábil; 
    • Inglês – IBEU – Instituto Brasil Estados Unidos – Concluído curso Standard avançado em 2002. 

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - ATUAL       
     • ELETROBRAS CENTRAIS ELETRICAS S.A
    Cargo: Analista de nível superior – período de 12/2006 até 12/2013
    Cargo: Chefe de Divisão – período de 12/2013 até 12/2016 Cargo: Chefe de Departamento – período 12/2016 até atualmente.
    Principais Responsabilidades como gerente de Departamento: 
     • Elaboração das demonstrações contábeis consolidadas do sistema Eletrobras, mensais, anuais e trimestrais;
    • Elaboração do 20F form para atendimento a SEC;
    • Orientação contábil para subsidiárias;
    • Adequação de práticas e normas contábeis do sistema Eletorbras;
    • Controle e formalização de processos – SOX;
    • Planejamento e execução de toda rotina de fechamento e consolidação contábil;

    PEDRO PAULO DA CUNHA 

    FORMAÇÃO ACADÊMICA
    • Mestrado em Gestão Empresarial (Cursando) – FGV/RJ (2010/2012)
    • The Minerva Program – George Washington Univertity, 2011
    • MBA Energia Elétrica - UFRJ (1998/1999)
    • Pós Graduação Administração para Desenvolvimento de Executivos - FGV/RJ (1996)
    • Pós Graduação em Contabilidade - FGV/RJ (1993)
    • Bacharelado em Ciências Contábeis - UFRJ (1981/1985)

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – CARGOS 
    1985 – 2011 Centrais Elétricas Brasileiras S/A

    Áreas de Atuação:
    Departamento de Planejamento e Orçamento (2002)
    Chefe do Departamento (14/01/2002 até o presente)
    • Responsável por coordenar a elaboração e acompanhamento do orçamento do Sistema ELETROBRÁS (Holding e Controladas).
    • Responsável pela negociação do orçamento do Sistema Eletrobrás junto ao Ministério de Minas e Energia, Ministério da Fazenda, Secretaria e Secretaria do Tesouro Nacional.
    • Responde pela projeção e monitoramente do Fluxo de Caixa do Sistema ELETROBRAS de médio e Longo Prazo.
    • Coordenar a implantação do Plano de Negócios e Orçamento Empresarial da ELETROBRÁS e de suas empresas.
    Departamento de Orçamento (1998/2002)
    Chefe de Divisão de Orçamento do Sistema Eletrobrás (17/02/1998 a 15/08/1999)
    Chefe de Divisão de Orçamento (16/08/1999 a 13/01/2002)
    • Elaboração e Acompanhamento do Orçamento (PDG e Investimentos) das empresas Controladas.
    • Representar a ELETROBRAS junto ao Ministério de Minas e Energia – MME e Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais – DEST nos assuntos relacionados ao PDG e Orçamento de Investimento das Controladas.
    • Implantação do Sistema de Gestão – SAP R3.
    Departamento Financeiro (1997/1998)
    Chefe de Divisão de Contas a Receber e Recursos Institucionais (20/02/1997 a 16/02/1998)
    • Administração (contábil e financeira) da Reserva Global de Reversão – RGR.
    • Implantação da Cobrança bancária dos recebíveis dos contratos de financiamentos concedidos e da RGR.
    • Recuperação de Créditos vencidos de longa data junto a Governos e Órgãos Federais, Municipais e Estaduais, relacionados a empregados da ELETROBRÁS cedidos a estes órgãos.
    Departamento de Contratos (1994/1997)
    Chefe da Divisão de Contratos Concedidos (01/06/1994 a 19/02/1997)
    • Implantou a atividade de administração da carteira de contratos concedidos pela ELETROBRÁS.
    • Coordenou o desenvolvimento do Sistema Integrado de Administração de Contratos.
    • Conversão dos Contratos de Financiamentos Concedidos as novas sistemáticas introduzidas pela lei de implantação do Plano Real.
    Departamento de Contabilidade (1987/1994)
    Contador (01/07/1987 a 31/05/1994)
    • Atuação na Divisão de Contas a Receber e na Divisão de Consolidação das Demonstrações Contábeis.
    • Implementação dos acordos setoriais de 1993 que envolveu o encontro de contas com créditos da CRC e a Lei nº 8.727 de Rolagem da Dívida dos Estados e Municípios.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – FUNÇÕES
    Eletrobras Termonuclear S.A. – ELETRONUCLEAR 
    Conselheiro Fiscal (Titular) - 2015
    Cia CEEE-GT – Geração e Transmissão
    Conselheiro Fiscal (Titular) - 2015
    Cia. de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE – Empresa Estatal do Sistema Eletrobrás
    Conselheiro Fiscal (Suplente), 2015.
    Fundação Eletrobrás de Seguridade Social – ELETROS – Entidade Fechada de Previdência Complementar
    Conselheiro Deliberativo (Titular – Eleito pelos participantes ativos) desde 29.06.2007 até 31.07.2015.
    Conselheiro Fiscal (Titular - Indicado pela patrocinadora Eletrobrás) de 01.10.2001 a 28.06.2007.
    Eletrobras Distribuidora Acre – ELETROACRE – Empresa Estatal do Sistema Eletrobras
    Conselheiro Fiscal – 2012 a 2014.
    Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF – Empresa Estatal do Sistema Eletrobrás
    Conselheiro Fiscal (Suplente) desde 2008 até hoje.
    Centrais Elétricas de Rondônia S.A. – CERON – Empresa Estatal do sistema Eletrobrás
    Conselheiro Fiscal (Titular) 2005 a 2012.
    Centrais Elétricas do Pará S.A. – CELPA – Empresa de Capital Aberto
    Conselheiro Fiscal (Titular) desde 2005 a 2014.
    Cia. Manaus Energia S/A – Empresa Estatal do Sistema Eletrobrás
    Conselheiro Fiscal (Titular) de 2003 a 2005.
    Cia. Energética do Amazonas – CEAM – Empresa Estatal do Sistema Eletrobrás
    Conselheiro Fiscal (Titular) de 2002 a 2005.
    Cia. de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE – Empresa Estatal do Sistema Eletrobrás
    Conselheiro Fiscal (Titular) de 2000 a 2002.

    Currículo Resumido de Rodrigo Parente Vives (Indicado do Ministério da Economia/Tesouro Nacional)

    Engenheiro mecânico formado pela Universidade Nacional de Brasília - UnB em 1998, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV em fevereiro de 2014.
    Iniciou sua carreira no setor de Engenharia de automação em 1998, na filial de Brasília da Johnson Controles Ltda.
    Passou para o setor público como Auditor de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, onde ingressou em 2009.
    Ocupa desde julho de 2013 a função de Gerente Setorial de Energia da Coordenação de Participações Societárias da União (COPAR).
    Exerceu a função de Conselheiro Fiscal da Eletrobras Distribuição Alagoas de abril de 2015 a abril de 2017. Atualmente atua como conselheiro fiscal titular da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte).
    Exerce a função de membro do Comitê de Governança Corporativa, órgão de assessoramento ao Conselho de Administração, do Instituto de Resseguros do Brasil S/A (IRB BrasilRe) desde fevereiro de 2014.

  • Presidente

    Diretor-Presidente:

    Leonam dos Santos Guimarães

    Nascido no Rio de Janeiro e Cidadão Honorário de Angra dos Reis, é Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletrobrás Eletronuclear S.A. desde abril de 2014 e membro do Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA desde abril de 2010. Foi Diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA – AMAZUL de agosto de 2013 a abril de 2014 e Assistente da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear S.A. de outubro de 2005 a agosto de 2013. É Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP, Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI e Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, a qual serviu por 30 anos (1975-2005). É autor de vários livros e artigos sobre engenharia, gestão e planejamento.

    ÓRGÃOS SUBORDINADOS À PRESIDÊNCIA:

    Assessoria de Planejamento: Manuel Magarinos Torres
    Coordenação de Segurança e Relações com Organismos Internacionais: Richard Tadeu Shouler
    Coordenação de Comunicação Institucional: Marco Antonio Torres Alves
    Superintendência Jurídica: Marco Aurélio Dias Aquino
    Superintendência de Governança, Gestão de Riscos e Conformidade: Norman Victor Walter Hime


    Diretor de Administração e Finanças

    Diretor de Administração e Finanças:

    Edvaldo Luís Risso

    Edvaldo Luís Risso, engenheiro eletricista, graduado pela Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos, com pós-graduação em ambiente regulatório dos setores de energia elétrica e gás natural pela FIPE, em parceria com a USP, UNIFEI e UNICAMP, e especialização na área de conservação de energia pela Japan International Cooperation Agency – JICA. Foi Superintendente de Produção, na CERON, gerenciando atividades de geração, transmissão e distribuição de energia. Em 1989, ingressou nas Eletrobras Eletronorte como engenheiro de operação, atuando como Chefe do Centro Regional de Operações e, depois, como Gerente da Divisão de Coordenação Técnica. 

    Prestou serviços ao Ministério de Minas e Energia por dezessete anos, atuando como Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva e da Secretaria de Energia Elétrica e como Coordenador Geral de Monitoramento do Sistema Elétrico. No Gabinete do Ministro, foi Chefe da Assessoria de Acompanhamento de Políticas e Desempenho Setorial. Exerceu a função de Secretário-Executivo Adjunto no Ministério, atuando na supervisão ministerial das áreas de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Estratégica, projetos de acordos de cooperação, bem como, orçamento e finanças, recursos humanos e tecnologia da informação.

    ÓRGÃOS SUBORDINADOS À DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:

    Assessoria de Organização e Métodos: Valéria Castro Medina
    Assessoria de Responsabilidade Socioambiental: Denise Sant'Anna
    Superintendência de Recursos Humanos: Bruno Da Silva Nogueira
    Superintendência Financeira: Ronaldo Neto Alcântara
    Superintendência de Aquisição e Infraestrutura: Pedro Coutinho Lopes
    Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação: Krishna R. Britto Junior


    Diretoria Técnica

    DIRETOR TÉCNICO:

    RICARDO LUIS PEREIRA DOS SANTOS

    Engenheiro eletricista de formação, Ricardo Luis Pereira dos Santos é doutor em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, mestre em Administração pela Florida International University, pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem MBA executivo da Coppead/UFRJ. Com 35 anos de experiência na indústria nuclear brasileira, iniciou sua carreira em 1980 em Angra 1, tendo assumido cargos técnicos e gerenciais também em Angra 2 e 3. Participou do comissionamento e dos primeiros anos da operação comercial de Angra 1, foi responsável pela partida de Angra 2, como gerente de Operação da usina, e, posteriormente, foi superintendente da Operação de Angra 3. No âmbito internacional, atuou como especialista em missões da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Associação Mundial de Operadores Nucleares (Wano, na sigla em inglês). Também participou como palestrante de workshops e seminários em diversos países.

    ÓRGÃOS VINCULADOS À DIRETORIA TÉCNICA:

    Assessoria de Combustível e Análise de Segurança: Edson Kuramoto
    Assessoria de Licenciamento Nuclear Ambiental: Paulo Augusto Gonçalves
    Superintendência de Gerenciamento de Empreendimentos: Carlos A. R. Ferreira
    Superintendência de Engenharia de Projeto: Lucio Dias Batista Ferrari
    Superintendência de Engenharia de Apoio à Operação: Fernando Luiz Futuro
    Superintendência da Qualidade e Meio Ambiente: Guilherme Camargo


    Diretoria de Operação e Comercialização

    Diretor de Operação e Comercialização:

    João Carlos da Cunha Bastos

    Engenheiro eletricista formado em 1973 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG).

    Iniciou sua carreira profissional em 1974, como engenheiro responsável pelo Despacho de Carga da Companhia de Eletricidade de Manaus (AM). Ingressou em Furnas Centrais Elétricas em 1975, como Supervisor de Turno da Usina Termelétrica de Santa Cruz. Obteve sua primeira licença de Operador Senior de Reator, expedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em 1981 e após percorrer todas as posições de carreira na Usina de Angra 1 foi transferido para o Rio de Janeiro em 1989 e nomeado Chefe da Usina de Santa Cruz.

    Relicenciado pela CNEN retornou para trabalhar em Angra dos Reis e foi designado então para adjunto em 1994, e chefe da Usina de Angra 1 em 1997,quando então foi efetuada a criação da Eletronuclear. Nomeado Superintendente de Coordenação da Operação em 2003 e acumulando com a Superintendência de Coordenação da Operação, foi nomeado chefe da Usina de Angra 2 em 2004. Tendo, desta forma, já chefiado todas as usinas térmicas das empresas Furnas e Eletronuclear.

    ÓRGÃOS VINCULADOS À DIRETORIA DE OPERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO:

    Assessoria de Comercialização: Eduardo Da Silva Filho 
    Superintendência de Angra 1: Abelardo da C. Vieira 
    Superintendência de Angra 2: Anselmo Carvalho 
    Superintendência de Angra 3: Edmundo Selvatici 
    Superintendência de Manutenção: Ronaldo Cardoso 
    Superintendência de Coordenação da Operação: Edmundo Selvatici