Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Mergulhadores analisam espécies recolhidas

Para garantir que a operação Central Nuclear de Angra não liberasse nenhum material radiativo para o meio ambiente, a Eletrobras Eletronuclear desenvolveu um permanente e rigoroso programa de monitoração. Este trabalho começou em 1978, quatro anos antes da entrada em operação da primeira usina nuclear brasileira, e foi chamado de programa pré-operacional.

Nessa época foi criado o Laboratório de Monitoração Ambiental. Sua missão inicial era realizar um vasto diagnóstico ambiental na área do entorno da futura central nuclear. Esse trabalho incluiu a medição dos níveis de radioatividade que estavam naturalmente presentes em diversos materiais. Essas matrizes foram escolhidas em função de sua abundância na região e de sua importância no cotidiano dos moradores locais. Elas incluem diversos tipos de amostras coletadas tanto em ambiente marinho quanto terrestre. Também são recolhidas periodicamente amostras de água de chuva e de partículas do ar retidas em filtros próprios.

As amostras são coletadas e analisadas regularmente desde antes do início da entrada em operação de Angra 1 em 1982. Isto permite que os técnicos da Eletrobras Eletronuclear possam comparar os dados obtidos nestes mais de trinta anos de monitoração. 

O controle de qualidade das análises é realizado através de programas de intercomparação mantidos pela Agência Internacional de Energia Atômica, pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria, da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Amostras da água são coletadas para análise 

Se você deseja maiores informações, o endereço do laboratório é: 

Vila Residencial de Mambucaba Rodovia Rio-Santos (BR-101), km 534 - Mabucaba Tel/fax: (024) 3362-3011.

Programas desenvolvidos pelo Laboratório de Monitoração Ambiental