Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

A Eletronuclear patrocina a realização de projetos de natureza técnico-científicas, culturais, socioambientais, educacionais e esportivas como parte de sua estratégia de relacionamento com seus públicos de interesse e como forma de integração com a comunidade. 

Os critérios de seleção obedecem às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República e estão alinhados com a Política de Patrocínios das Empresas Eletrobras, que dá diretrizes para as ações relativas à concessão de patrocínios. 

O
s projetos submetidos à Eletronuclear são avaliados com base em critérios, que contemplam os seguintes aspectos:

- Alinhamento às diretrizes da Eletronuclear;
- Credibilidade e capacidade gerencial do proponente;
- Inexistência de histórico negativo de parcerias anteriores com a Eletronuclear;
- Viabilidade técnico-financeira do projeto;
-  Compatibilidade das contrapartidas com a cota de patrocínio proposta à empresa;
- Preferência a projetos que sejam realizados nos municípios circunvizinhos à central nuclear de Angra; 
- Projetos que valorizem a diversidade étnica e cultural e o respeito à igualdade e às questões raciais, de gênero e de orientação sexual;
- Iniciativas que valorizem o desenvolvimento humano e o respeito ao meio ambiente;
- Ações que promovam a valorização do empreendedorismo, da inovação e da geração de renda;
- Promoção de inovações e divulgações tecnológicas relacionadas ao aprimoramento direto ou indireto dos negócios da empresa.

No conjunto das ações de patrocínio ficam excluídos: convênios, doações, permutas, ações compensatórias ou apoios. Será vedada a participação em patrocínios de projetos que firam o Código de Ética e Conduta, o Programa de Integridade Corporativa e o Programa de Compliance das empresas Eletrobras.

Como solicitar patrocínio à Eletronuclear

Instruções para quem deseja enviar um projeto para a nossa empresa. Saiba como fazer uma solicitação de patrocínio no link abaixo Solicitar Patrocínio

Projetos patrocinados 

Confira abaixo no link Projetos Patrocinados

  • Solicitar Patrocínio
  • Projetos patrocinados
  • Solicitação de Patrocí​nio 


    Confira abaixo as orientações para solicitar patrocínio à nossa empresa.

    1. Leia a Política de Patrocínios para saber se sua proposta se enquadra nas diretrizes das empresas Eletrobras para patrocínio a projetos;

    2. Encaminhe seu projeto para a Coordenação de Comunicação Institucional da Eletronuclear (Rua da Candelária 65/11ºandar; Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20091-906) ou através do e-mail: patroci@eletronuclear.gov.br. As propostas devem conter obrigatoriamente as seguintes informações:

    • Descrição completa do projeto
    • Descrição da utilização dos recursos solicitados;
    • Cronograma de preparação e execução do projeto e de prestação das contrapartidas do projeto;
    • Opções de patrocínio (cotas) e correspondentes contrapartidas;
    • Inscrição nas Leis de Incentivo (quando aplicável);
    • Recursos já captados no projeto (quando aplicável);
    • Histórico do projeto (quando aplicável);
    • Identificação legal e currículo do proponente.

    3. Seu projeto será avaliado e receberá resposta. Os pedidos deverão ser submetidos à empresa com antecedência mínima de seis meses da data de início do projeto.

    Processo seletivo

    Os projetos submetidos à Eletronuclear poderão ser selecionados das seguintes formas:

    -  Seleção Direta – os projetos serão submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos de Patrocínio da Eletronuclear;
    -  Editais de Seleção Pública das Empresas Eletrobras – seguindo as regras estabelecidas pelo Comitê de Patrocínios das Empresas Eletrobras;

    Não poderão ser objetos de seleção direta os projetos que se enquadrem nos segmentos dos editais, durante a vigência dos mesmos.

    Instâncias de aprovação

    Todos os pedidos são aprovados de acordo com a disponibilidade orçamentária da empresa. Eles são analisados preliminarmente pela área responsável e, em seguida, submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos de Patrocínio da Eletronuclear, composta por representantes das diversas diretorias da Eletronuclear. 

    A Superintendência Jurídica e o Departamento de Conformidade da empresa também analisam o projeto, sendo que a instância decisória é Diretoria Executiva da Eletronuclear. Paralelamente, todos os projetos são submetidos para análise da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

    Prestação de Contas

    Os responsáveis pelos projetos patrocinados deverão apresentar um relatório comprovando a realização do projeto em até 30 (trinta) dias após o seu término. O relatório deverá vir assinado pelos representantes legais do proponente do projeto, acompanhado das provas de realização das contrapartidas acordadas. 

    A não apresentação desse relatório será considerada como rompimento do acordo de patrocínio, tornando inviável a análise de futuras propostas de patrocínio do proponente, além da aplicação de sanções legais cabíveis, em decorrência do descumprimento das cláusulas contratuais.




  • Projetos patrocinados em 2022

    Confira aqui a lista completa.


    Projetos patrocinados em 2021

    Confira aqui a lista completa.


    Projetos patrocinados em 2020

    Confira aqui a lista completa.


    Projetos patrocinados em 2019

    Confira aqui a lista completa.