Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Portal de Sustentabilidade


Visão Geral

A Eletronuclear assume compromissos com os princípios da sustentabilidade e se mantém em constante evolução, com o objetivo de estabelecer diretrizes que norteiem nossas ações quanto à promoção do desenvolvimento sustentável.

A Eletronuclear busca o equilíbrio ambiental, social e econômico‐financeiro em suas operações, contribuindo na preservação de recursos naturais para as gerações futuras.

Pacto Global

A Eletronuclear assume compromissos com os princípios da sustentabilidade e se mantém em constante evolução, com o objetivo de estabelecer diretrizes que norteiem nossas ações quanto à promoção do desenvolvimento sustentável.

A Eletronuclear busca o equilíbrio ambiental, social e econômico‐financeiro em suas operações, contribuindo na preservação de recursos naturais para as gerações futuras.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

A Eletronuclear aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU, expressando o suporte da Empresa aos seus preceitos do pacto. A formalização da adesão se deu em 6 de dezembro de 2006, através de carta recebida pela Eletronuclear do Diretor Executivo da United Nations Global Compact, Sr. Georg Kell.


Agenda 2030

Em setembro de 2015, os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Para tanto, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas – a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e local.

No que tange aos ODS, até 2022, a ELETRONUCLEAR, enquanto fazia parte do grupo Eletrobras, priorizava 09 ODS, conforme abaixo:

ODS 07 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
ODS 08 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
ODS 09 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
ODS 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
ODS 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
ODS 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


Em 2022, após a saída do grupo, revisitamos a Agenda 2023, A Eletronuclear decidiu retirar o ODS 13 (Combate às alterações climáticas) da lista de priorização por entender que a energia gerada por fonte nuclear é limpa.

Conheça os resultados dos indicadores da Eletronuclear ligados aos ODS nos últimos anos:

Relatório Anual 2022
Relatório Anual 2023
Saiba mais sobre Agenda 2030

Relatório Anual

Comprometidos com a transparência no relacionamento com os nossos diferentes públicos, divulgamos nossas ações por meio de relatórios anuais.

Conheça nossos Relatórios Anuais

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Uma das principais características da geração nuclear de energia é o fato de não emitir gases de efeito estufa (GEE) em quantidades relevantes. A energia nuclear figura no planejamento energético de vários países como uma fonte de energia que se alinha à busca por promover uma transição energética.

Os dados sobre emissões de GEE são calculados a partir das seguintes informações: consumo de combustível pelos geradores de emergência, em testes e durante paradas; consumo de outras fontes, como pequenos equipamentos; e a utilização de combustíveis pela frota veicular.

Após as mudanças societárias decorrentes da capitalização da Eletrobras, a Eletronuclear manteve o convênio com o Cepel para a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que contribuem significativamente para a gestão ambiental da companhia.

Conheça nossos Inventários desde 2003