Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Plano de Emergência



A Eletronuclear, visando estabelecer um planejamento de resposta para possíveis situações de emergência nuclear, resultante de um acidente em uma de suas Unidades, emitiu o Plano de Emergência Local – PEL – da CNAAA, para as Unidades 1, 2 e UAS.

O referido  Plano tem como finalidade proteger a saúde e garantir a segurança dos trabalhadores, do público em geral e do meio ambiente. Para tal, foram estabelecidas ações planejadas para serem executadas dentro de sua área de propriedade - APE, que é constituída por: Casa de Bombas do Frade, Piraquara de Fora, Itaorna, Trilha Porã, Estação de Pré Tratamento de Água , Estação de Tratamento de Água de Praia Brava e Vila Residencial de Praia Brava.

Adicionalmente ao PEL, outras organizações envolvidas em uma situação de emergência na CNAAA, emitiram  seus respectivos Planos, como a seguir:

• PSE – Plano para Situações de Emergência - CNEN
• PEE/RJ – Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro – Defesa Civil Estadual
• PEM – Plano de Emergência Municipal – Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
• PEC – Planos de Emergência Complementares – Forças Armadas, Concessionárias (água, energia, transporte público), INEA,IBAMA, entre outros

O planejamento das ações de respostas do PEE/RJ, o qual a Eletronuclear dá suporte à Defesa Civil e à CNEN em ações especificas, compreende uma área de até 15km de distância da CNAAA. São áreas nomeadas como Zonas de Planejamento de Emergência – ZPE, e são divididas em ZPE-3, ZPE-5, ZPE-10 e ZPE-15, conforme sua localização.


O planejamento prevê ações de proteção para a população residente em uma área de até 5 km em torno da Central Nuclear. Esta região conta com um sistema de sirenes capaz de transmitir alertas e informações, e é testado todo dia 10, às 10 horas da manhã.

Localização das Sirenes

LADO LESTE

LADO OESTE

Campanhas de esclarecimento ao público são realizadas, incluindo a distribuição anual de mais de 60 mil calendários, para os residentes das ZPEs 3,5,10 e 15, com instruções sobre como os moradores devem proceder em situações de emergência.

Os planos são testados anualmente através da execução de exercícios simulados. Desta forma é possível identificar pontos fortes do planejamento, bem como áreas para melhoria. Os respondedores se mantêm atualizados sobre suas ações e responsabilidades, e a população é conscientizada através de participação em ações específicas.

Em caso de dúvidas acerca do planejamento, a população pode buscar informações através dos canais oficiais da Eletronuclear, Comissão Nacional de Energia Nuclear e das Defesas Civis do Município e do Estado do Rio de Janeiro.