Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal


Um dos principais compromissos da Eletronuclear é com a qualidade do ensino nos colégios estaduais localizados nas vilas residenciais de Praia Brava e Mambucaba. Esse apoio representa um investimento de mais de 25 milhões de reais até 2015 e se traduz, entre outras coisas, em transporte gratuito, melhoria nas instalações e reforço escolar para os alunos que moram no entorno da Central Nuclear. Menos de 6% dos mais de 2,5 mil alunos dos colégios das vilas são filhos de empregados da Eletronuclear.


O apoio da Eletrobras Eletronuclear permitiu que os colégios estaduais Almirante Álvaro Alberto e Roberto Montenegro se destacassem seguidas vezes no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj).


Instaladas em torno da Mata Atlântica – o terceiro maior bioma brasileiro em extensão territorial –, as usinas nucleares de Angra dos Reis estão rodeadas por uma natureza rica em biodiversidade. Diante desse cenário, as trilhas ecológicas na área de propriedade da Eletrobras Eletronuclear buscam aproximar homem e natureza e promover uma conscientização sobre a importância do respeito ao meio ambiente.

Trilha Porã


Inaugurada em 2005, esta trilha recebeu um nome de origem indígena que significa “aquilo que tem beleza”. A trilha recebe todos os anos a visita de milhares de estudantes e é uma importante ferramenta de educação ambiental, recreação e pesquisa.


     


A Restinga de Mambucaba

A restinga é um ecossistema próximo ao oceano e associado à Mata Atlântica. Os cordões arenosos que a caracterizam foram formados a partir das variações do nível do mar e com o material carregado das encostas pelas enxurradas e os rios. A Restinga de Mambucaba, localizada a quinze quilômetros da Central Nuclear e junto à foz do rio homônimo, foi recuperada pela empresa e, hoje, possui uma vegetação típica, composta por espécies como

aroeira, feijão de porco e abricós.



A Restinga de Mambucaba está localizada a quinze quilômetros da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), adjacente à foz do rio Mambucaba, delimitada a leste pela Vila Histórica de Mambucaba e no extremo oposto pela Vila Residencial da Eletronuclear. As imagens de satélite mostram a recuperação nas áreas marcadas em vermelho.




     

Projeto Jovens Talentos para a Ciência (PJTC)

O programa de pré-iniciação científica é destinado a estudantes de ensino médio ou técnico da rede estadual de ensino, sob iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, e responsabilidade do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). 

Para saber mais clique aqui: http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=79

Na região sul fluminense, a Eletrobras Eletronuclear apóia o desenvolvimento do projeto em parceria com o CECIERJ, FAPERJ, além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através do Laboratório de Antropologia Biológica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH. Estando a coordenação do projeto na região sul fluminense sob responsabilidade da Professora Dra. Nanci Vieira de Oliveira da UERJ.

A educação patrimonial tem o objetivo de difundir informações sobre o potencial arqueológico de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Lídice, objetivando valorizar a pesquisa e a preservação do patrimônio arqueológico. Alunos da rede estadual de ensino secundário dos municípios acima citados participam do projeto, além de alunos da escola indígena Guarani do Bracuhy. É uma atividade de longo prazo, onde os alunos contam com uma bolsa de estudos patrocinada pela FAPERJ.

A Eletrobras Eletronuclear dá suporte logístico, fornecendo suas instalações para a realização das atividades do PJTC, localizada na Vila Residencial de Praia Brava, além de fornecer o transporte semanal aos alunos indígenas do Bracuhy e a Cooperação Técnica com o Laboratório de Antropologia Biológica da UERJ para ministrar as atividades, as quais compreendem aulas teóricas, através de palestras e discussões, e aulas de campo onde os alunos aprendem o manuseio de GPS, utilização de bússola e noções sobre a observação de superfície e estratigrafia. 


Sítio-Museu de Piraquara


 Sítio Arqueológico Sambaqui

 

Localizado em Piraquara de Fora, o Sítio-Museu é um local onde a Mata Atlântica com suas encostas verdes que praticamente mergulham dentro das águas verdes e transparentes do mar da Baía da Ribeira. Encravada numa pequena praia, chamada de Praia do Velho, em alusão a um antigo morador da região, o sítio arqueológico é um encontro de diferentes fases de ocupação do homem na região sul- fluminense.O Sítio tem elementos que configuram uma ocupação que é denominada de pré-colonial, isto é, antes da chegada dos portugueses. Possui como características a presença de um grupo de polidores-amoladores que são rochas com profundos sulcos promovidos pelos índios na arte de polir e afiar materiais para a caça e pesca na região. Outro elemento presente no sítio pré-colonial é a presença de sambaquis, que representam um conjunto de restos alimentares como conchas, dentes de tubarão e esqueletos de golfinho e similares.


Adicionalmente existe também um sítio colonial com a presença de fortificações e baterias que eram utilizadas para afastar navios e impedir a chegada dos franceses, nos séculos XVIII e XIX.  Em 2008 a Eletrobras Eletronuclear finalizou a construção do Sítio-Museu no local, ressaltando o compromisso da empresa na preservação do patrimônio arqueológico e histórico de Angra dos Reis.