Apresentação
A Comissão de Ética é um canal institucional, vinculado à Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), encarregada de orientar e aconselhar os colaboradores da empresa sobre a ética profissional a ser seguida no ambiente corporativo, tanto no tratamento com pessoas como no cuidado com o patrimônio público.
Manifestações
Todas as manifestações que chegam à Comissão de Ética da Eletronuclear são tratadas com absoluto sigilo. Apenas seus integrantes têm conhecimento completo da apuração das mesmas. Caso a manifestação envolva o presidente, diretor ou membro da própria Comissão de Ética, a mesma deve ser tratada diretamente pela CEP.
É importante ressaltar que caso o denunciante desista de sua manifestação, a Comissão pode optar por prosseguir com a apuração se considerar que existe interesse público.
As formas possíveis de encaminhamento de uma manifestação são:
Ouvidoria
É a porta de entrada para pedidos de informações, opiniões, sugestões e reclamações. Com base nas manifestações recebidas, a Ouvidoria pode colaborar com a instituição, com sugestões de aprimoramento de rotinas e processos de trabalho. A Ouvidoria recebe, avalia e dá encaminhamento às demandas, cabendo a ela a mediação de conflitos internos, que possam causar transtorno ou dano à organização ou a seu público interno e externo.
Manifestação Direta
Nesses casos somente os membros da Comissão de Ética da Eletronuclear têm ciência do conteúdo e apuração da manifestação. O encaminhamento pode ser feito através de contato pessoal, telefônico, escrito ou eletrônico. Ao fazer uma Manifestação Direta, o colaborador pode ou não se identificar para a Comissão.
Fala.BR
Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. Por meio dela, você pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de Ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) aos órgãos e entidades.
Como resultado do processo de apuração de qualquer manifestação, a Comissão de Ética pode identificar oportunidades de melhorias em processos como forma de evitar desvios éticos. Nesses casos, a Comissão elabora uma carta para os gestores envolvidos com recomendações a serem adotadas como forma de prevenção.
As regras aqui contidas foram extraídas das normas e resoluções da CEP. Toda e qualquer alteração advinda de aperfeiçoamento dessas normas e resoluções será devidamente atualizada.
Fala BR
Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação