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Conselho de Administração

Presidente: Luiz Augusto Pereira de Andrade Figueira 

Membros: Pedro Luiz de Oliveira Jatobá (Eletrobras); Fabio Malina Losso (Conselheiro independente); Leonam dos Santos Guimarães (Eletrobras/Diretor-Presidente Eletronuclear); Eduardo Grivot de Grand Court (Indicado pelo Ministério de Minas e Energia); Leonardo de Paiva Rocha (Conselheiro independente); e, Paulo Artur Pimentel T. da Silva (Representante dos empregados da Eletronuclear).

Currículos:

Currículo Resumido de Pedro Luiz de Oliveira Jatobá (Eletrobras); Presidente do Conselho

Pedro Luiz de Oliveira Jatobá é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem especialização em Engenharia de Telecomunicações e Produção. Desde 1980 trabalha em empresas relacionadas à Eletrobras, atuando em: controle de sistemas de proteção para transmissoras; operação e expedição; projeto de sistemas de telecomunicações e de operação; gestão e desenvolvimento de negócios em empresas de distribuição. A partir de 2009, na Eletrobras, assumiu a liderança do Departamento de Desenvolvimento de Negócios no Exterior, trabalhando na avaliação de oportunidades de negócios em geração de energia renovável e sistemas de transmissão na América do Sul, América Central, Estados Unidos e África. A partir de 2014, passou a superintendente de Operações no Exterior e, em 2016, a superintendente Internacional da empresa.

Currículo Resumido de Fabio Malina Losso (Conselheiro independente) Vice-Presidente do Conselho.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR (1998). Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Visiting Scholar, pela segunda vez, na Universidade de Chicago (2013 e 2018). Sócio da Losso Advogados, com atuação em Direito Societário e Governança Corporativa. Sócio-fundador de Priori Capital. Membro do The Harris Council da Universidade de Chicago. Membro independente do Conselho de Administração da NATURGY - Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG Rio. Coordenador-Geral do Observatório de Políticas Públicas do Estado do Paraná. Sua experiência passada inclui: Presidente do Dean´s International Council at The University of Chicago Harris School of Public Policy; Diretor de Governança, Risco e Compliance da Companhia Paranaense de Energia – COPEL; Membro do Conselho de Administração da Copel Telecom; Membro-Fundador do FUNESP; Liquidante (CEO) do Banco de  Desenvolvimento do Paraná S.A. (BADEP).

Currículo Resumido de Leonam dos Santos Guimarães (Eletrobras/Diretor-Presidente Eletronuclear)

• Engenheiro Naval e Oceânico, Doutor em Engenharia pela USP (1999) e Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI (1994);

 Diretor-Presidente da Eletrobrás Eletronuclear desde outubro de 2017;

 Membro do Standing Advisory Group on Nuclear Energy (SAGNE) e do

International Nuclear Liability Expert Group (INLEX), ambos da Diretoria-Geral da International Atomic Energy Agency (IAEA), desde abril de 2010 e março de 2019, respectivamente;

 Membro do Conselho de Administração da World Nuclear Association (WNA) desde abril de 2016;

 Membro no Conselho Empresarial de Energia Elétrica da FIRJAN/CIRJ desde setembro de 2015.

 Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) desde agosto 2017.

 Diretor Técnico da Eletrobrás Eletronuclear de maio de 2017 a março de 2018 eDiretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente de abril de 2014 a julho 2017;

 Presidente da Latin American Section – American Nuclear Society (LAS/ANS) de junho de 2016 a junho de 2017 e Vice-Presidente de junho de 2015 a junho de 2016;

 Diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A – AMAZUL de agosto de 2013 a abril de 2014;

 Assessor Técnico da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear de outubro de 2005 a agosto de 2013; e

 Coordenador do Programa de Propulsão Nuclear do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP de 2001 a 2005.

 Membro do Conselho de Administração da Eletronuclear


Currículo Resumido de Eduardo Grivot de Grand Court (Indicado pelo Ministério de Minas e Energia)

Tem pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-Graduação em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel em Administração pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), tem graduação em Gestão da Informação e Marketing pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atualmente é Assessor do Ministro de Estado de Minas e Energia, Assistente para Governança do Setor Nuclear. Ingressou na Nuclebrás em 1980, atual Eletrobrás Eletronuclear, em 1988 Chefiou Missão na Alemanha (Siemens/KWU) projeto MESA6 conjuntos de sistemas para o desenvolvimento dos projetos de engenharia de Instrumentação e Controle e Sistemas Elétricos de Angra 2, Coordenou o projeto de desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Montagem-EMS para construção e montagem de Angra 2, participou da coordenação de implantação do SAP/R3 em 1998, foi Superintendente de Gestão de Negócios, Superintendente de TI, Superintendente de Meio Ambiente e Licenciamento – responsável pela obtenção das licenças Prévia e de Instalação da Usina de Angra 3, Assistente da Diretoria de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente, Assistente da Diretoria Técnica, Coordenador Geral da Presidência, foi membro do comitê executivo para implantação do SAP Instância Única no Grupo Eletrobras, é Membro do World Institute for Nuclear Security – WINS desde 2016.


Currículo Resumido de Leonardo de Paiva Rocha (Conselheiro independente)

Formado em Engenharia Mecânica no Instituto Militar de Engenharia/RJ (1981), com mestrado em Administração de Empresas na PUC/RJ (1989) com ênfase em Finanças (sem tese) e especialização em Administração de Marketing na FGV/SP (1991). CFO’ s Executive Program — University of Chicago (2007). Formação de Conselheiros de Administração — IBGC/SP (2009). Corporate Governance and Performance — Yale School of Management (2012). Conselhos de Administração/Comitês de Auditoria na Harvard Business School (2014). Director’s College do Rock Center for Corporate Governance da Stanford University (2017). Programa Private Equity • Investing and Creating Value na The Wharton School (2017). Workshop Effective Board Leadership no IFC-World Bank Group (Washington -2017). Programa de formação de Conselheiros de Estatais na Fundação Dom Cabral (2018).

Ex-Presidente e ex-membro do Conselho de Administração do IBEF/SP (um dos três indicados para o prêmio Executivo de Finanças do Ano — 2003). Ex-membro do Conselho Fiscal da Abril Educação S/A. Ex-membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria do Hotel Urbano. Membro do Instituto Brasileiro de Govemança Corporativa (IBGC). Membro do ACI (Audit Committee Institute — KPMG). Participante do Board Members Program da EY. Membro do Conselho Fiscal e do Comitê de Gestão e Finanças da Confederação Brasileira de Rugby. Mentor da Endeavor e da Bambuzza. Membro do Conselho Consultivo da ONG Ação Comunitária. E membro independente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Auditoria, Compliance e Riscos e membro do Comitê Financeiro da Norte Energia S.A. (Usina de Belo Monte). Integra o Comitê de Estratégia e Inovação da Gol Linhas Aéreas.


Currículo Resumido de Paulo Artur Pimentel T. da Silva (Representante dos empregados da Eletronuclear)

Engenheiro químico formado pela UFRJ em 1996, MBA em Gerenciamento de Empreendimentos em 2014. Iniciou sua carreira no setor nuclear em 1996, em FURNAS, passando à ELETRONUCLEAR em 1997, onde trabalhou na área de Proteção Radiológica de Angra 1 e 2 até 2003 e na área de Desempenho de Sistemas e Reator de Angra 1 até a presente data em sistemas relacionados à rejeitos radioativos e tratamento e efluentes químicos. Ocupa desde o início de 2003 a função de Engenheiro de Sistemas.

Engenheiro de Sistemas
Cargo atual


Conselho Fiscal

Presidente: Marcos José Lopes (Eletrobras)

Membros: Marcos José Lopes (Eletrobras) Presidente do Conselho, Sérgio Henrique Lopes de Souza (Indicada pelo Ministério de Minas e Energia - MME); e Marcelo Senna Valle Pioto; (Indicado pelo Ministério da Economia /Tesouro Nacional);

Suplentes:  Rodrigo Villela Ruiz (Eletrobras), Pablo Saint'just Lopes (Eletrobras); e Altamiro Lopes de Menezes Filho (Indicado pelo Ministério da Economia / Tesouro Nacional).

Currículos:

Currículo Resumido de Marcos Jose Lopes (Eletrobras) Presidente do Conselho

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 Graduado em Ciências Contábeis. UFRJ, conclusão em 2005;

 The Minerva Program - The George Washington University School of Business – ano 2013;

 Participação em diversos congressos, cursos e seminários na área contábil;

 Inglês – IBEU – Instituto Brasil Estados Unidos – Concluído curso Standard avançado em 2002.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - ATUAL

 ELETROBRAS CENTRAIS ELETRICAS S.A

• Cargo: Analista de nível superior – período de 12/2006 até 12/2013

• Cargo: Chefe de Divisão – período de 12/2013 até 12/2016

• Cargo: Chefe de Departamento – período 12/2016 até atualmente.

• Principais Responsabilidades como gerente de Departamento: 

• Elaboração das demonstrações contábeis consolidadas do sistema Eletrobras, mensais, anuais e trimestrais;

 Elaboração do 20F form para atendimento a SEC;

 Orientação contábil para subsidiárias;

 Adequação de práticas e normas contábeis do sistema Eletorbras;

• Controle e formalização de processos – SOX;

• Planejamento e execução de toda rotina de fechamento e consolidação contábil

Currículo Resumido de Sérgio Henrique Lopes de Souza (Indicada pelo Ministério de Minas e Energia - MME)

Sergio Henrique Lopes de Sousa, graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em Gestão Internacional e MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Master of Science in “National Resource Strategy” pela National Defense University (NDU) de Washington, DC - EUA e Doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval. Capitão de Mar e Guerra do Corpo de Intendentes da Marinha, além de ter exercido funções de Direção e Vice Direção de unidades administrativas, desempenhou, durante cerca de 37 anos no Serviço Ativo da Marinha, diversas atividades afetas ao planejamento e execução orçamentários e financeiros, logística e controle interno. Foi Conselheiro Fiscal da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Atualmente é Conselheiro Fiscal da Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS, e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério de Minas e Energia.


Currículo Resumido de Marcelo Senna Valle Pioto; (Indicado pelo Ministério da Economia /Tesouro Nacional);

Formação Acadêmica: Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (strictu sensu) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – 2016. Pós-Graduação em Direito da Regulação no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP – 2013. MBA em Administração de Negócios no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC -1999 Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – 1992. Experiência Profissional: Instituição: Secretaria do Tesouro Nacional - Ministério da Economia Profissão: servidor pública federal da carreira de Auditora de Finanças e Controle Cargo atual: Coordenador da Coordenação-Geral de Planejamento de Operações Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional, desde abril de 2016 Cargos exercidos: Gerente de Concessões e Parcerias Público-Privadas (DAS 101.2), de abril de 2013 a março de 2016; Gerente de Projeto da Gerência de Concessões e Parcerias Público- Privadas (DAS 101.1), de março de 2012 a março de 2013. Ingresso na STN: 2009. Atividades desenvolvidas: Programação Financeira do Investimento Público Federal; Monitoramento da execução orçamentária, financeira e física de projetos de investimento; Gestão da carteira de projetos de investimento público do governo federal; Análise do gasto de ministérios da área de infraestrutura e social; Coordenação de estudos e gestão de medidas para racionalização da despesa pública; Representação institucional nos fóruns relacionados ao investimento público, incluindo aqueles realizados sob a modalidade de investimento direto, parceria público-privada (PPP) e concessão tradicional; Projeção de receitas de concessões e outras receitas setoriais; Coordenação de estudos setoriais e sobre estrutura do gasto público em investimento. Atuação em Conselhos Fiscais: · Presidente do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras S.A. - TELEBRAS (2016-atual). · Membro Titular do Conselho Fiscal da Transnordestina Logística S.A. – TRANSNORDESTINA (2014-2016)


Diretoria Executiva

Presidente

Diretor-Presidente:

Leonam dos Santos Guimarães

Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP e Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI, é Diretor-Presidente da Eletrobrás Eletronuclear desde outubro de 2017, é Representante do Ministro de Minas e Energia (MME) no Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB), é membro do Grupo Permanente de Assessoria em Energia Nuclear, desde abril de 2010, membro do Grupo de Especialistas em Responsabilidade Civil por Danos Nucleares, desde março de 2019, ambos da Diretoria-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, membro do Conselho de Administração da World Nuclear Association –WNA desde abril de 2016, membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) desde 27 de dezembro de 2018, membro do “American Nuclear Society (ANS) Local Sections Committee”, desde 15 de junho de 2017 (até junho de 2020), membro da American Nuclear Society (ANS) desde fevereiro de 2017, e membro no Conselho Empresarial de Energia Elétrica da FIRJAN/CIRJ desde setembro de 2015. É professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) desde agosto de 2017. Foi Diretor Técnico de maio de 2017 a março de 2018, Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletrobrás Eletronuclear de abril de 2014 a julho 2017, Presidente da Latin American Section – American Nuclear Society (LAS/ANS) de junho de 2016 a junho de 2017 e Vice-Presidente de junho de 2015 a junho de 2016, foi Diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A – AMAZUL de agosto de 2013 a abril de 2014, Assessor Técnico da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear de 17 de outubro de 2005 a 02 de setembro de 2013 e Coordenador do Programa de Propulsão Nuclear do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP de 2001 a 2005. Foi Membro da Equipe de Transição do Ministro de Minas e Energia, Alte. Bento Albuquerque, de Janeiro a Março de 2019

ÓRGÃOS SUBORDINADOS À PRESIDÊNCIA:

Assessoria de Responsabilidade Socioambiental: Ana Beatriz dos Santos Julião
Assessoria de Planejamento: José de Araújo Lira
Coordenação de Segurança e Relacionamentos com Organismos Internacionais: Richard Tadeu Shouler
Coordenação de Comunicação Institucional: Marco Antonio Torres Alves
Superintendência Jurídica: Marco Aurélio Dias Aquino
Superintendência de Governança, Gestão de Riscos e Conformidade: Norman Victor Walter Hime

 

Diretoria de Administração e Finanças

Diretora de Administração e Finanças:

Edvaldo Luís Russo

Edvaldo Luís Risso, engenheiro eletricista, graduado pela Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos, com pós-graduação em ambiente regulatório dos setores de energia elétrica e gás natural pela FIPE, em parceria com a USP, UNIFEI e UNICAMP, e especialização na área de conservação de energia pela Japan International Cooperation Agency – JICA. Foi Superintendente de Produção, na CERON, gerenciando atividades de geração, transmissão e distribuição de energia. Em 1989, ingressou nas Eletrobras Eletronorte como engenheiro de operação, atuando como Chefe do Centro Regional de Operações e, depois, como Gerente da Divisão de Coordenação Técnica. 

Prestou serviços ao Ministério de Minas e Energia por dezessete anos, atuando como Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva e da Secretaria de Energia Elétrica e como Coordenador Geral de Monitoramento do Sistema Elétrico. No Gabinete do Ministro, foi Chefe da Assessoria de Acompanhamento de Políticas e Desempenho Setorial. Exerceu a função de Secretário-Executivo Adjunto no Ministério, atuando na supervisão ministerial das áreas de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Estratégica, projetos de acordos de cooperação, bem como, orçamento e finanças, recursos humanos e tecnologia da informação.

ÓRGÃOS SUBORDINADOS À DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:

Assessoria de Desenvolvimento Organizacional: Valéria Castro Medina
Superintendência de Recursos Humanos: Bruno Da Silva Nogueira
Superintendência Financeira: Ronaldo Neto Alcântara
Superintendência de Aquisição e Infraestrutura: Pedro Coutinho Lopes
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação: Rodrigo da Costa dos Santos

 

Diretoria Técnica

Diretor Técnico:

Ricardo Luis Pereira dos Santos

Engenheiro eletricista de formação, Ricardo Luis Pereira dos Santos é doutor em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, mestre em Administração pela Florida International University, pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem MBA executivo da Coppead/UFRJ. Com 35 anos de experiência na indústria nuclear brasileira, iniciou sua carreira em 1980 em Angra 1, tendo assumido cargos técnicos e gerenciais também em Angra 2 e 3. Participou do comissionamento e dos primeiros anos da operação comercial de Angra 1, foi responsável pela partida de Angra 2, como gerente de Operação da usina, e, posteriormente, foi superintendente da Operação de Angra 3. No âmbito internacional, atuou como especialista em missões da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Associação Mundial de Operadores Nucleares (Wano, na sigla em inglês). Também participou como palestrante de workshops e seminários em diversos países.

ÓRGÃOS VINCULADOS À DIRETORIA TÉCNICA:

Assessoria de Combustível e Análise de Segurança: Edson Kuramoto
Assessoria de Licenciamento Nuclear Ambiental: Paulo Augusto Gonçalves
Superintendência de Gerenciamento de Empreendimentos: Roberto de Cardoso de Andrade (interino)
Superintendência de Engenharia de Projeto: Lucio Dias Batista Ferrari
Superintendência de Engenharia de Apoio à Operação: Fernando Luiz Futuro
Superintendência da Qualidade e Meio Ambiente: Guilherme Camargo​

 

Diretoria de Operação e Comercialização

Diretor de Operação e Comercialização:

João Carlos da Cunha Bastos

Engenheiro eletricista formado em 1973 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG).

Iniciou sua carreira profissional em 1974, como engenheiro responsável pelo Despacho de Carga da Companhia de Eletricidade de Manaus (AM). Ingressou em Furnas Centrais Elétricas em 1975, como Supervisor de Turno da Usina Termelétrica de Santa Cruz. Obteve sua primeira licença de Operador Senior de Reator, expedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em 1981 e após percorrer todas as posições de carreira na Usina de Angra 1 foi transferido para o Rio de Janeiro em 1989 e nomeado Chefe da Usina de Santa Cruz.

Relicenciado pela CNEN retornou para trabalhar em Angra dos Reis e foi designado então para adjunto em 1994, e chefe da Usina de Angra 1 em 1997,quando então foi efetuada a criação da Eletronuclear. Nomeado Superintendente de Coordenação da Operação em 2003 e acumulando com a Superintendência de Coordenação da Operação, foi nomeado chefe da Usina de Angra 2 em 2004. Tendo, desta forma, já chefiado todas as usinas térmicas das empresas Furnas e Eletronuclear.

ÓRGÃOS VINCULADOS À DIRETORIA DE OPERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO:

Assessoria de Comercialização: Eduardo Da Silva Filho 
Superintendência de Angra 1: Abelardo da C. Vieira 
Superintendência de Angra 2: Anselmo Carvalho 
Superintendência de Angra 3: Edmundo Selvatici 
Superintendência de Manutenção: Ronaldo Cardoso 
Superintendência de Coordenação da Operação: Edmundo Selvatici 

ÓRGÃOS VINCULADOS À DIRETORIA tÉCNICA:

Assessoria de Combustível e Análise de Segurança: Edson Kuramoto
Assessoria de Licenciamento Nuclear Ambiental: Paulo Augusto Gonçalves
Superintendência de Gerenciamento de Empreendimentos: Carlos A. R. Ferreira
Superintendência de Engenharia de Projeto: Lucio Dias Batista Ferrari
Superintendência de Engenharia de Apoio à Operação: Fernando Luiz Futuro
Superintendência da Qualidade e Meio Ambiente: Guilherme Camargo