Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Reabastecimento de Angra 2 começa na segunda-feira

17/04/2019
Reabastecimento de Angra 2 começa na segunda-feira
 

A201_114.jpg

Na próxima segunda-feira (22), à 0h, a Eletronuclear desligará Angra 2 para fazer o reabastecimento de combustível da usina. A parada foi programada em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com duração prevista de 29 dias. Nesse período, cerca de um terço do combustível nuclear será trocado. Também serão realizadas inspeções, atividades de manutenção periódica e testes que só podem ser feitos com a unidade fora de operação. 

Como a demanda de trabalho é maior nesse período, a Eletronuclear contratou prestadores de serviço nacionais e estrangeiros para auxiliar nas tarefas. Serão disponibilizados 1.146 profissionais brasileiros e em torno de 250 estrangeiros para atuar em conjunto com os técnicos da empresa.
Cerca de 4.500 atividades estão previstas para serem executadas durante a parada. Além do carregamento do reator, destacam-se inspeção interna do núcleo e da tampa do vaso de pressão do reator; substituição do motor de uma das bombas de refrigeração do reator; revisão geral, ultrassom e testes em uma das turbinas de baixa pressão; ultrassom em soldas do sistema primário e de dois geradores de vapor; teste de corrente parasita em dois geradores de vapor; e manutenção dos transformadores principais.

As paradas para reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 12 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do Sistema Interligado Nacional (SIN). Durante o período em que a usina permanece desligada, o ONS gerencia o sistema interligado de forma a garantir um abastecimento seguro de energia elétrica para o país.


Tags



 






Comentários:

  • SOLON PIRES MATTOSO em 22/04/2019 às 11h21

    Prezados Senhores, Nós como Brasileiros, ficamos tranquilos em saber que o profissionalismo, a dedicação e a responsabilidade, da realização desta Manutenção Preventiva, numa Unidade de Geração de Energia Nuclear ( bem combatida e a desconfiança com a segurança do seu entorno, e outros tantos questionamentos), é o que todos esperamos de uma empresa que domina e tem a capacidade de realizar um serviço desta envergadura. Faz lembrar-me os block overhaul de 30 dias realizado em avião DC-10 no hangar da Varig, claro guardando as devidas proporções, entre os tipos de equipamentos, que não deixam de ter como o carro chefe, a Segurança Total. Atenciosamente,