Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Marinha cria Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

09/02/2018
Marinha cria Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade
 
Na última segunda-feira (5), a Marinha do Brasil promoveu cerimônia para oficializar a criação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade. Na ocasião, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da instituição militar, almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, deu posse ao contra-almirante Humberto Moraes Ruivo como diretor do novo órgão.

O evento foi realizado no salão nobre do Edifício Almirante Tamandaré, no Centro do Rio de Janeiro. Além de membros da Marinha, também estavam presentes na cerimônia representantes de instituições do setor nuclear brasileiro e de universidades.


Evento membros da Marinha e representantes de entidades do setor nuclear brasileiro


A agência funcionará como órgão regulador e fiscalizador das atividades da Marinha ligadas à segurança e ao licenciamento nucleares de meios navais e instalações terrestres. Também supervisionará as atividades da área de qualidade.

O órgão vai trabalhar em consonância com o Ministério da Defesa (MD); o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI); a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e a comunidade científica. A entidade contará com um corpo técnico constituído de oficiais, praças e civis.

(Com informações da Aben)
Tags



Notícia