Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Hospital de Praia Brava integra rede de combate ao coronavírus em Angra dos Reis

21/03/2020
Hospital de Praia Brava integra rede de combate ao coronavírus em Angra dos Reis
 

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis publicou, na tarde desta sexta-feira (20), resolução em que requisita os leitos do Hospital de Praia Brava (HPB) – operado pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) – para integrar a rede de atendimento do município durante a situação de emergência provocada pela pandemia do coronavírus. A resolução vem na esteira do decreto de calamidade pública emitido pelo governo federal, que dá poderes aos estados para definir a estratégia local de combate à covid-19.

De acordo com a estratégia montada para a Costa Verde, todos os casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus em estado grave, que necessitam de internação hospitalar, serão levados para o Hospital Maternidade Codrato Vilhena Filho, da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis. A instituição conta com 100 leitos para atendê-los, incluindo 30 de UTI equipados com respiradores artificiais, número que pode ser ampliado. Casos suspeitos de coronavírus sem necessidade de internação serão orientados e enviados para casa, em quarentena.

Além de manter os serviços de saúde que oferece, o Hospital Geral da Japuíba atenderá os casos de média complexidade não relacionados à covid-19 e absorverá o atendimento materno-infantil da Santa Casa. Ao HPB caberão os casos de baixa complexidade, também sem relação à doença. Vale ressaltar que o hospital continuará oferecendo o serviço de pronto atendimento e sendo referência para atender vítimas de acidentes na BR-101, no trecho Rio-Santos. Também manterá o apoio ao Plano de Emergência Local (PEL) e ao Centro Médico das Radiações Ionizantes (CMRI).

Com essa estratégia, o município pretende isolar os casos suspeitos de Covid-19 em um único local para evitar a contaminação cruzada e preservar os profissionais de saúde. Isso significa que qualquer colaborador da Eletronuclear com suspeita da doença que precise de internação será encaminhado ao Hospital Maternidade da Santa Casa. Por fim, serão montadas tendas de triagem na entrada de todos os hospitais de Angra dos Reis, incluindo o HPB. As medidas valem enquanto durar a situação de emergência.


Tags