Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Feam auxilia combate ao coronavírus em Angra dos Reis

30/03/2020
 

Feam auxilia combate ao coronavírus em Angra dos Reis
 
Desde o início da crise provocada pelo coronavírus, a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) vem tomando medidas para garantir a saúde da população. O Hospital de Praia Brava (HPB), operado pela instituição, está plenamente integrado à estratégia de prevenção à covid-19 em Angra dos Reis e à estrutura de saúde do município. Além disso, mantém sua capacidade de atendimento a qualquer intercorrência médica na central nuclear e nas vilas residenciais da Eletronuclear.

De acordo com a estratégia de saúde pública montada para a Costa Verde, todos os casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus que precisem de internação hospitalar serão levados para o Hospital Maternidade Codrato Vilhena Filho, da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis. Ao HPB, cabem os casos de baixa complexidade não relacionados à covid-19.

O diretor-superintendente da Feam, Waldyr Laguna Júnior, ressalta que a fundação está pronta para atuar, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. “Não há previsão de o HPB atender pacientes de coronavírus, mas, se for necessário, estamos prontos. Temos respiradores, ambientes preparados para receber pacientes, além de uma equipe capacitada, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais ligados à assistência médica. De qualquer forma, vamos intensificar o atendimento aos casos não relacionados à covid-19”, garante.

O HPB já cedeu 22 leitos de enfermaria e três de CTI aos pacientes oriundos do Hospital Geral da Japuíba e do Hospital Maternidade Codrato Vilhena Filho, que foi esvaziado para atender os casos com suspeita de contaminação por coronavírus. Mais seis leitos de CTI estão reservados para qualquer necessidade adicional. A unidade também mantém o atendimento aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Adicionalmente, o hospital cedeu espaço em seu estacionamento para a Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis instalar uma tenda que atua na triagem de pessoas suspeitas de ter covid-19.

Medidas adicionais

A Feam disponibilizou ainda ambulâncias para apoiar o envio de pacientes ao Codrato Vilhena Filho e equipes médicas de pronto atendimento para atender emergências na tenda. Também colocou à disposição material hospitalar e exames laboratoriais e de imagem para uso dos profissionais que atuam nesse local.

Outra medida tomada foi a contratação emergencial de um médico, três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, que estão de prontidão para atender os pacientes transferidos para o HPB. Ademais, foi realizada vacinação contra a influenza, em apoio à Secretaria Municipal de Saúde.

Por fim, de forma a proteger seus colaboradores, a Feam implementou trabalho remoto para os profissionais da fundação que podem atuar à distância. E revisou os turnos do HPB e das demais unidades de saúde da instituição.
Tags