Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Esclarecimento sobre decreto de estado de emergência em Angra devido à pandemia do coronavírus

19/03/2020
Esclarecimento sobre decreto de estado de emergência em Angra devido à pandemia do coronavírus
 
A Eletronuclear esclarece que – mesmo após o município de Angra dos Reis ter decretado estado de emergência em decorrência da pandemia do novo coronavírus – não há qualquer comprometimento em relação à segurança e à capacidade de operação da central nuclear. As usinas Angra 1 e 2 estão funcionando normalmente, sem qualquer anormalidade. Neste momento de crise, a empresa reitera a importância do seu papel de gerar energia, de forma a garantir o abastecimento do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Tendo plena ciência da seriedade da situação, a Eletronuclear vem tomando medidas para preservar a saúde de seus colaboradores e garantir a operação continuada das suas usinas, incluindo a adoção de um protocolo com medidas de prevenção ao coronavírus. A presença de empregados e contratados nas instalações da empresa foi reduzida, permanecendo somente os profissionais que realizam atividades essenciais, como operadores de usina e equipes de manutenção. O trabalho remoto está sendo adotado sempre que possível. Além disso, a higienização das unidades da companhia foi redobrada.

Em relação aos pleitos advindos das redes sociais para que a Eletronuclear disponibilize hospitais de campanha para atender a população da Costa Verde, a empresa ressalta que essa é uma atribuição do governo federal, que determina a necessidade da medida e a localização dos hospitais. Adicionalmente, não existem estruturas e equipamentos dessa natureza disponíveis para alugar no mercado, uma vez que são específicos para uso militar.

A Eletronuclear reafirma seu compromisso de ter a segurança em primeiro lugar, tanto de seus colaboradores quando de suas instalações. E destaca, mais uma vez, a contribuição fundamental da operação da central nuclear, com mais de 2.000 MW de potência, para a segurança elétrica do país nesse momento de grandes desafios


Tags