Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletronuclear participa de conferência da AIEA

19/09/2019
Eletronuclear participa de conferência da AIEA
 


A 63ª edição da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) teve início nesta segunda-feira (16) e terminará amanhã (20). O evento acontece em Viena, na Áustria. O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, está participando do encontro, que conta com a presença de outras empresas brasileiras do setor.

O estande do Brasil reúne entidades como Amazul, Atech, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Nuclep, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Marinha do Brasil e a própria Eletronuclear – que apoiou a montagem do estande.

A abertura da conferência reuniu mais de cem autoridades internacionais e contou com discursos do embaixador do Brasil na AIEA, Marcel Biato, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O ministro ratificou o compromisso do país com o uso pacífico da energia nuclear. 

O estande Brasil está sendo dividido com a Argentina, o que, segundo a fala de Alburquerque durante a conferência, representa a parceria estratégica entre os dois países no setor nuclear, já que ambos desenvolvem projetos complementares de Pequenos Reatores Modulares. 

Conclusão de Angra 3

Em seu discurso, o ministro também abordou o processo de retomada das obras de Angra 3 e caracterizou o negócio como prioridade. O empreendimento tem previsão de iniciar suas operações em 2026. “A conclusão da usina é fundamental para garantir a segurança do abastecimento de uma rede elétrica de dimensões continentais e que deverá se expandir de acordo com uma economia dinâmica em crescimento”, exalta. 

Além disso, Albuquerque afirmou que o país vai continuar a investir em energia nuclear, aproveitando que o Brasil possui grandes reservas de urânio e domina o ciclo de produção do combustível. 


Tags