Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletrobras lança novo Plano de Demissão Consensual

11/10/2019
 

Eletrobras lança novo Plano de Demissão Consensual
 
A Eletrobras lançou hoje seu novo Plano de Demissão Consensual (PDC), com aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). O plano, que está sendo implantado simultaneamente nas empresas Eletrobras CGTEE, Chesf, Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas, além da própria holding, é uma das iniciativas previstas no “Desafio 23: Excelência Sustentável”, o Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG) para o período de 2019 a 2023. 
 
Este é o segundo PDC lançado este ano e vale apenas para o exercício de 2019. Os principais diferenciais desse plano serão a flexibilidade no incentivo, visto que permitirá a troca da assistência à saúde por pecúnia, mediante quatro opções de pacotes para escolha do empregado e, ainda, a possibilidade de desistência do plano, após a adesão, até 15 dias antes do desligamento.
 
A adesão dos empregados se dará até o dia 14 de novembro e os desligamentos ocorrerão em turma única em dezembro. São elegíveis ao PDC os empregados aposentados ou em condições de aposentadoria pela previdência oficial até 31 de dezembro de 2019, anistiados e empregados em função de secretária(o).
 
A meta da Eletrobras é o desligamento de 1.681 colaboradores em todas as empresas participantes, o que vai representar uma economia de cerca de R$ 510 milhões ao ano. O novo plano foi motivado, entre outros aspectos, pelo PMSO 32% maior que o regulatório; pela necessidade de redução de custos de pessoal em cerca de 16% até 2020; e pelo compromisso de realização de plano de incentivo ao desligamento, presente na proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020, em função de entrada de quadro de referência a partir de janeiro de 2020.

​Fonte: Eletrobras


Tags