Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Cúpula do setor elétrico conhece a central nuclear de Angra

07/10/2019
Cúpula do setor elétrico conhece a central nuclear de Angra
 


Nesta segunda-feira (7), as principais autoridades do setor elétrico envolvidas na retomada de Angra 3 realizaram uma visita técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis.

O encontro contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o ministro chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Jorge Antônio Oliveira, além de dirigentes dos principais órgãos do setor elétrico, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A visita começou com uma breve apresentação do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, no Observatório Nuclear. Durante sua explanação, o executivo destacou os principais projetos da empresa: Angra 3, o Programa de Extensão de Vida Útil de Angra 1 e a construção da Unidade de Armazenamento a Seco de Combustível Irradiado (UAS).  “É uma visita inédita com a presença de dois ministros de Estado e a cúpula do setor elétrico. É a demonstração clara da importância que hoje é dada à geração elétrica nuclear”, enfatiza Guimarães.

Após a palestra, o grupo foi até o canteiro de obras de Angra 3 e também a um dos galpões com equipamentos armazenados da usina. Apesar de o foco dos visitantes ser a construção da terceira unidade, eles aproveitaram para ver in loco o funcionamento de uma usina nuclear, visitando a sala de controle e o turbogerador de Angra 2. 



Toda a comitiva ficou bastante impressionada com o que viu. O ministro Bento Albuquerque agradeceu a todos os presentes e destacou a relevância de se concluir Angra 3. “A visita foi muito esclarecedora. Meu objetivo agora é organizar um novo encontro, desta vez com as autoridades da área econômica, para que eles possam ecoar a importância desse relevante empreendimento”, exalta.  

Durante a visita, Leonam também fez questão de parabenizar os esforços realizados pelos colaboradores da empresa para impulsionar as atividades da Eletronuclear. “Se estamos perto de uma retomada é graças ao empenho e dedicação de todos os empregados”, ressalta.   

Tags