Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Semana Eletronuclear do Meio Ambiente 2019

22/05/2019
Semana Eletronuclear do Meio Ambiente 2019
 

O ano de 1972 pode ser considerado o marco da institucionalização da questão ambiental no cenário político global. Nessa data, um grupo internacional de pesquisadores do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês, Massachusetts Institute of Technology – MIT) lançou o relatório intitulado “Limites do Crescimento”, o qual analisou o comportamento de cinco fatores (crescimento populacional, produção agrícola, esgotamento de recursos naturais não renováveis, produção industrial e emissão de poluentes), cuja interação ao longo do tempo determinaria o futuro da humanidade, levando a um futuro próspero ou catastrófico.

Entre 5 e 16 de junho de 1972 foi realizada a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, em referência à cidade sueca que recebeu o evento. Devido à importância do evento para o tratamento da questão ambiental, em dezembro daquele ano a reunião plenária da Assembleia Geral da ONU deliberou pela designação do dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação desta data teve como objetivo estabelecer um dia para que governos nacionais e entidades do sistema ONU realizassem atividades reafirmando sua preocupação com a preservação e melhoria do meio ambiente e com o aprofundamento da consciência ambiental das pessoas.  

A Eletronuclear sempre seguiu essas diretrizes e, em 2003, depois de mais de duas décadas de monitoramento ambiental contínuo e de ações socioambientais realizadas nos municípios adjacentes à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, promoveu sua primeira Semana do Meio Ambiente (SEMA), que contou com eventos variados para divulgação, entre seus colaboradores, das ações e práticas da empresa que contribuíam para a conservação ambiental. O período escolhido para a primeira SEMA foi justamente o início do mês de junho, para que houvesse concomitância do evento com o Dia Mundial do Meio Ambiente, indicando um alinhamento da Eletronuclear com os princípios apontados pela ONU.

Espécies de mudas disponíveis na Sema 2019


Tags