Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Campanha de vacinação contra gripe começa com idosos e profissionais de saúde

23/03/2020
Campanha de vacinação contra gripe começa com idosos e profissionais de saúde
 
A campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde começou hoje (23) em todo o Brasil. Devido à pandemia da covid-19, os primeiros a serem vacinados serão os idosos e profissionais de saúde. O objetivo é proteger as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao novo coronavírus, e evitar que precisem se deslocar durante o período esperado de maior circulação do vírus no país.

A segunda fase da campanha começa em 16 de abril, quando serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Já a terceira fase começa em 9 de maio, Dia D de vacinação. A partir dessa data, serão vacinados gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, a população indígena e detentos e profissionais do sistema prisional. A campanha termina em 22 de maio.

A vacina protege contra os três principais vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza. Mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacinação é importante para reduzir o número de pessoas que procuram o sistema de saúde durante a crise atual. Além disso, ajuda os profissionais de saúde a descartarem as gripes na triagem, facilitando o diagnóstico para a covid-19.

​Campanha de vacinação contra a gripe
Etapas
​Grupos
​1ª etapa - 23/03 a 15/04
​Idosos (acima de 60 anos) e profissionais de saúde
​2ª etapa - 16/04 a 08/05
​Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos
​3ª etapa - 09/05 a 22/05
​Gestantes, mães no pós-parto, crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, população indígena e detentos e profissionais do sistemas prisional

Como se vacinar

No Rio de Janeiro, a prefeitura disponibilizou vacinas nas 233 unidades de atenção primária (clínicas de família e centros municipais de saúde), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já no Riocentro e postos do Detran em Campo Grande, Barra da Tijuca, Ilha do Governador, Tijuca e Catete, o atendimento será feito apenas em esquema de drive thru, das 10h às 16h, todos os dias até 4 de abril. Nesses locais, os idosos não precisam sair dos carros para serem vacinados. Idosos acamados ou com mais de 80 anos cadastrados nas clínicas de família podem ser atendidos no domicílio e em casas de repouso ou asilos.

Em Angra dos Reis, o ambulatório médico do Hospital de Praia Brava (HPB) fará a vacinação, com horário agendado, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Para fazer o agendamento, ligue para os telefones (24) 3362-7037/1287 ou mande uma mensagem de WhatsApp para (24) 99829-3762. 




Tags