Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Reportagem do Valor Econômico destaca esforços da Eletronuclear para estender a vida útil de Angra 1

22/03/2024
Reportagem do Valor Econômico destaca esforços da Eletronuclear para estender a vida útil de Angra 1
 

Em entrevista exclusiva ao Valor Econômico nesta quinta-feira (21), o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, comenta sobre os projetos prioritários de sua gestão, com destaque para a extensão da vida útil de Angra 1 por mais 20 anos. 


 

Lycurgo ressaltou a importância não só do LTO de Angra 1, mas também da retomada das obras e finalização de Angra 3, tendo em vista o contexto atual que o Brasil se insere, sendo um dos poucos países com domínio na tecnologia de enriquecimento de urânio para fins pacíficos.


 

No entanto, ele chama atenção durante a matéria da necessidade de recursos financeiros, por parte dos acionistas, ENBPar e Eletrobras, para realizar os investimentos necessários para viabilizar esses empreendimentos. 


 

Segundo a reportagem, são necessários R$ 20 bilhões para a conclusão das obras de Angra 3 e R$ 3 bilhões para viabilizar a extensão de vida útil de Angra 1, cuja licença de operação completa 40 anos em dezembro deste ano.


 

A Eletrobras informou que o projeto de extensão da vida útil de Angra 1 será discutido na governança da companhia, enquanto a ENBPar disse que está buscando formas de manter o financiamento do projeto. 


 

O Ministério de Minas e Energia, por sua vez, informou estar analisando o tema.


 

Confira aqui a matéria completa, que traz um panorama mais abrangente sobre essas e outras questões voltadas para o setor nuclear.

Créditos: Hugo Goes



Tags