Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Evento no Rio discute aplicações dos microrreatores nucleares

28/11/2025
 

Evento no Rio discute aplicações dos microrreatores nucleares
 

WhatsApp Image 2025-11-26 at 17.07.51.jpeg

Foi realizado na terça-feira, dia 25, mais um “Seminário de Múltiplas Aplicações da Energia Nuclear e das Radiações”. A terceira edição do evento, que é realizado anualmente, foi sediada no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro e teve como foco o debate sobre as aplicações para os microrreatores nucleares, ou MRNs. A Eletronuclear participou do evento dando apoio na organização.
 

Esses reatores vêm ganhando espaço mundialmente, e, ao lado dos pequenos reatores nucleares (SMRs, na sigla em inglês), podem ser importantes trunfos na luta para conter a escalada climática. Neste ano, devido à relevância do projeto do MRN brasileiro, o tema foi proposto e aceito para ser o centro das discussões. O evento reuniu representantes de empresas públicas e privadas de diversas áreas, como geração de energia, indústria, pesquisa e desenvolvimento e setores do governo. 
 

O Seminário contou com quatro painéis e duas palestras, todas relacionadas ao tema principal do evento. No painel de abertura, um dos componentes da mesa era o diretor técnico da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares 
(Abdan), Leonam Guimarães. Em sua fala, ele destacou a importância dos MRNs. “Esses microrreatores já tiveram papel importante no passado, acabaram caindo em desuso, mas hoje retornam com o objetivo de revolucionar a energia do futuro”, ressaltou Leonam.  

O MRN Nacional é um projeto liderado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em parceria com a Diamante Geração de Energia e Terminus Pesquisa e Desenvolvimento em Energia. O objetivo é atender cidades, hospitais, regiões isoladas, plataformas de petróleo offshore, data centers, fábricas e outros, reduzindo a dependência de geradores a diesel. 

Tags