Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletronuclear realiza entrega de calendários 2026

22/01/2026
 

Eletronuclear realiza entrega de calendários 2026
 

entrega calendarios 2026.pngA Costa Verde está cheia de filhotes da fauna local circulando por aí! Esse foi o tema escolhido para os calendários 2026 da Eletronuclear que estão sendo distribuídos no decorrer do mês de janeiro em Angra dos Reis e Paraty. Além de imagens de animais que vão do furão à capivara, todos em seus habitat naturais, os calendários possuem orientações sobre a segurança das usinas e como os moradores da região devem proceder em casos de emergência. 

Quatro versões do calendário foram confeccionadas, totalizando 60 mil unidades para serem distribuídas gratuitamente. Três delas – uma voltada para a população da Área de Propriedade da Eletronuclear (APE), cujas ações estão estabelecidas no Plano e Emergência Local (PEL), outra para pessoas da área que fica entre 3 e 5 quilômetros de distância das usinas (ZPE 3 e ZPE 5), e uma para moradores que estejam entre 10 e 15 quilômetros das usinas (ZPE 10 e ZPE 15) - são entregues nas portas das casas, comércios e portarias dos condomínios das pessoas. Elas possuem orientações específicas de acordo com o papel de cada região nos planos de emergência locais e externos.

Já a quarta versão, disponível em instalações da empresa como o Observatório Nuclear, possui um caráter mais institucional, tendo como missão difundir a mensagem de sustentabilidade da empresa. “Energia nuclear tem a ver com sustentabilidade, tanto por ser uma fonte energética estável como por ser uma energia limpa. Queríamos que o calendário deste ano expressasse esse compromisso da Eletronuclear com a vida, com o respeito ao meio ambiente e por isso selecionamos estes animais”, explicou o coordenador de Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental da empresa, Marco Antônio Alves.  

O assessor de Planejamento de Emergência da Eletronuclear, Francisco Vilhena, ressaltou a importância de as pessoas lerem atentamente as instruções presentes nos calendários, já que um de seus objetivos é informar a população local sobre segurança. “Através do calendário os moradores de cada região podem saber exatamente o que fazer durante um acionamento de emergência. Saber por que em alguns lugares existem sirenes e outros não ou se está em uma região que pode ter evacuação, sabendo como proceder nesta situação, evitando que as pessoas entrem em pânico e que consigam agir corretamente no caso de necessidade”, explicou Vilhena. 

E parece que os bichinhos estão sendo bons portadores destas mensagens, como demonstra Anderson, trabalhador do Frade, bairro que fica próximo à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). “Esse calendário é importante porque é informativo e a real informação dele está na parte do plano de evacuação. Obrigada pelo calendário”, comentou ao receber o dele. 

Os calendários ainda possuem os principais canais de comunicação da Eletronuclear, como suas páginas de redes sociais e o site oficial da empresa.
Tags