A Eletronuclear participou entre os dias 11 e 12 de dezembro da Caravana Federativa de Minas Gerais, que contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O evento foi realizado na Expominas, em Belo Horizonte, e a empresa viajou a convite de sua holding, a ENBPar.
A Caravana Federativa busca fortalecer a cooperação entre a União, os estados e os municípios, promovendo atendimentos, orientações e o acesso democratizado a programas e serviços públicos por meio da atuação integrada dos ministérios e demais órgãos federais. Os anfitriões são sempre representantes do governo que tenham forte relação com o estado e na edição mineira o anfitrião foi o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira.
Embora o evento seja focado principalmente em autoridades políticas, como governadores, prefeitos, secretários e vereadores, as caravanas são abertas ao público em geral e não é necessário pagar ingresso para acessar o evento. Nesta edição, 36 ministérios e 19 orgãos federais participaram apresentando sua atuação em 43 estandes. Havia representantes de 512 municípios e 3.942 pessoas circularam pela Expominas durante os dois dias de evento.
O diretor técnico da Eletronuclear, Raphael Ehlers, destacou a importância do diálogo sobre energia nuclear com públicos diversos durante a Caravana. Segundo ele, iniciativas como essa permitem ampliar o alcance das informações para além do eixo Rio–São Paulo, contribuindo para que mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pela empresa. “É fundamental desmistificar a energia nuclear e ampliar o conhecimento da sociedade sobre a agenda nuclear. Minas Gerais se destaca por concentrar um grande número de universidades, o que possibilita a participação de professores, pesquisadores e estudantes. Trata-se de um público qualificado, com potencial para se tornar multiplicador das informações e das mensagens que buscamos compartilhar”, afirmou o diretor.
No estande da ENBPar, as pessoas puderam conhecer o trabalho da Eletronuclear através das explicações da equipe de eventos da empresa, vinculada à Coordenação de Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental. Passaram pelo estande 119 pessoas que viram de perto maquetes de elemento combustível, reator e simular uma visita à usina através dos óculos de realidade virtual.
A supervisora da área e responsável pelos eventos da empresa, Juliana de Rezende, destacou a oportunidade de a empresa participar de um evento como esse. “Mais uma vez nossos óculos de experiência virtual fizeram muito sucesso e foi extremamente gratificante podermos participar de um evento com tanta visibilidade, que reuniu várias instâncias políticas, de vereadores e prefeitos até alto escalão nacional, além de ser aberto ao público. São muito importantes as parcerias que temos conseguido estabelecer, pois temos conseguido mostrar a importância da energia nuclear de base, limpa e sustentável de forma gratuita”, analisou Juliana.