Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletronuclear entrega notebooks e celulares para indígenas e quilombolas

23/08/2025
 

Eletronuclear entrega notebooks e celulares para indígenas e quilombolas
 

entrega-kits-comunidades.jpeg

A Elet
ronuclear realizou, na tarde da última quinta-feira, dia 21 de agosto, a entrega de 9 kits de notebooks e celulares para líderes de aldeias indígenas e quilombos do entorno da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A cerimônia aconteceu no cineteatro de Praia Brava, em Angra dos Reis (RJ), pouco antes do início do Seminário de Devolução das Ações dos Programas Socioambientais da Central Nuclear de Angra. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes durante a entrega.

A entrega dos kits para indígenas e quilombolas é parte das condicionante 2.2.7 da Licença de Operação (LO) 1217/2014 – 2ª retificação, e também foi requerida pela Ação Civil Pública nº 5000772-72.2020.04.511/RJ, relacionada as aldeias indígenas da mesma região. Foram contempladas as seguintes comunidades: Aldeia Sapukai do Bracuhy; Aldeia Pataxó; Aldeia do Rio Pequeno; Aldeia Itaxi Mirim; Aldeia Arandu Mirim; Aldeia Araponga; Quilombo do Bracuhy; Quilombo de Lídice; Quilombo do Campinho.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental da Eletronuclear, Marco Antonio Alves, que entregou os kits aos representantes dos grupos. “Para nós da Eletronuclear estar aqui hoje realizando essa ação é uma honra, pois reforça nosso compromisso em atender da melhor forma possível as comunidades tradicionais do entorno da central. Agradeço a presença de todos e reafirmo que a empresa está sempre de portas abertas a vocês”, salientou ele, que estava ao lado da coordenadora técnica local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Rosangela Maria Nunes. 

Luis Claudio dos Santos, vice-presidente da Associação de Moradores do Quilombo do Campinho da Independência (Amoqc), que estava representando o Quilombo do Campinho, destacou a importância de ações como essa. “Achei a doação muito importante para nós. Agradeço em nome de toda a associação, não só a doação, mas também o convite para estar aqui hoje, e digo que recebemos sempre com grande carinho”, completou.

O Cacique Augustinho, da Aldeia Araponga, esteve presente na cerimônia de entrega dos kits e deu seu depoimento. “Esse trabalho com a aldeia é feito há quase trinta anos, é um trabalho muito importante e que é muito bom para nós”, comemorou.

Tags