O espírito empreendedor tomou conta do Cefet/RJ Angra dos Reis, no Parque Mambucaba, na sexta-feira, dia 7, durante o Ideathon, uma maratona criativa promovida pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do Parque Tecnológico do Mar, em parceria com o Cefet/RJ, Fundação Certi, Sebrae, Eletronuclear e BR Marinas.
A Eletronuclear, que tem longa trajetória de investimento em ações educativas e socioambientais no território, esteve presente como uma das apoiadoras institucionais do Ideathon, incentivando jovens talentos a desenvolverem soluções para desafios locais com foco na sustentabilidade e no impacto ambiental em regiões costeiras.
Segundo o coordenador de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Eletronuclear, Marco Antônio Torres Alves, o engajamento da empresa reflete o compromisso com a formação de uma nova geração de empreendedores conscientes. “A Eletronuclear participa como um dos desafios do Ideathon e a BR Marinas participa com o outro desafio. A ideia é desenvolver capacidade de empreendedorismo e inovação entre os jovens estudantes aqui da região. É uma iniciativa muito louvável e estamos muito felizes de estar participando aqui hoje”, afirmou.
Voltado a estudantes, jovens empreendedores e profissionais, o evento reuniu 47 participantes que viveram uma intensa jornada de inovação. Durante a maratona, os grupos passaram pelas etapas de ideação, modelagem de negócios, prototipagem e apresentação de pitches, com o apoio de mentores e especialistas do Sebrae e das instituições parceiras.
Iniciciativa promete continuidade
O diretor do Cefet/RJ, Everton Pedroza, afirmou que o evento marcou o início de uma nova fase para o ensino e a inovação na cidade. "Esse evento é o primeiro de muitos. Foi uma oportunidade ímpar para os nossos estudantes viverem e estarem imersos neste ambiente do empreendedorismo”, destacou Pedroza.
A estudante Julia de Carvalho Ramos, do curso Técnico em Mecânica, também ressaltou o papel das parcerias no aprendizado. “Esse projeto é de grande relevância e aprendizagem. Consigo desenvolver pensamentos sobre como quero me englobar na área de trabalho e aumentar a minha criatividade. É importante porque eu acabo sabendo desenvolver com os parceiros, como a Eletronuclear”, relatou a estudante.
A gestora do Parque Tecnológico do Mar e superintendente de Fomento ao Ecossistema de Inovação de Angra dos Reis, Otavia Tanno, reforçou que o Ideathon é apenas o começo de um movimento de continuidade. “O evento trouxe integração e desenvolvimento de ideias. Os alunos resolveram ótimas soluções, e vamos dar continuidade a esses projetos para que possam se tornar startups e se expandir pelo Brasil”, disse a gestora.
A maratona premiou três equipes que se destacaram pelo potencial de impacto e criatividade das propostas apresentadas:
1º lugar – Grupo 09: ECOTEC
2º lugar – Grupo 07: FUTURE SEA
3º lugar – Grupo 02: COSTA LIMPA
Os vencedores receberam bolsas de cursos, mentorias do Sebrae, kits de apoio e uma visita técnica exclusiva, como incentivo à continuidade dos projetos.
Para Letycia Apolinário Gomes, do Parque Mambucaba, a iniciativa deixou uma marca positiva nos participantes. “Estou amando. A didática é superimportante. Essa inovação e tecnologia, a partir dos alunos e professores, desperta a criatividade e impacta tanto o pessoal quanto o profissional”, ressaltou a participante.
O Ideathon reafirmou o compromisso do Parque Tecnológico do Mar e de seus parceiros — entre eles, a Eletronuclear — com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade, à educação e à economia do mar. A participação da empresa reforça seu papel como agente ativo na promoção do conhecimento, da inovação e de um futuro sustentável para Angra dos Reis.