Aconteceu nesta segunda-feira (25), na sede da Fecomercio, no bairro do Flamengo (RJ), mais uma edição do Nuclear Communication. O evento, que foi realizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), também foi transmitido pela internet, no canal da associação no YouTube, e reuniu jornalistas, parlamentares e representantes de diversos players ligados à energia nuclear.
Na fala de abertura, o presidente da Abdan, Celso Cunha, ressaltou a importância da comunicação não só no setor nuclear, mas em qualquer ambiente. “É através da conversa e do apoio da mídia que vamos entender como devemos levar o nosso recado para a população. A tecnologia nuclear tem diversos usos que a população não sabe ou não entende”, afirmou.
A Eletronuclear foi representada pelo coordenador de Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental (CI.P), Marco Antonio Alves. Ele participou da mesa “Estratégia, reputação e boas práticas: o nuclear no cenário internacional” e destacou os desafios da comunicação na área e a importância da desmistificação da energia nuclear.
“Estamos sempre remando contra essa maré, que é uma maré de desinformação. Sempre que vejo uma notícia falando sobre os acidentes nucleares vejo que geralmente são números inflados. Esse é o tipo de desinformação que mata, pois o preconceito contra a energia nuclear já matou mais gente que a energia nuclear”, completou Marco Antonio. A mesa foi composta, além dele, por Ivan Dybov, diretor da Rosatom; Jeffrey Donovan, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); e por Damían Cichero, editor do diário “El Economista”.
O workshop também debateu o papel da imprensa na construção da imagem do setor nuclear, como o parlamento trabalha e controla a narrativa dentro da arena política e como a energia nuclear, a comunicação e a inteligência artificial estão conversando entre si, especialmente no que se refere aos data centers e o aumento na demanda energética.
Para conferir todas as mesas realizadas no Nuclear Communication 2025 clique aqui