Imagem aérea da usina Angra 2. O prédio da turbina está localizado à direita, enquanto o edifício do reator está no centro da imagem.
Na manhã deste domingo (22), às 07h07, a usina Angra 2, entrou em estado de Evento Não Usual (ENU), devido a um princípio de incêndio na manta do isolamento térmico de um componente da turbina do gerador de energia. Trata-se de um equipamento não nuclear, e o incidente não apresentou qualquer risco ao meio ambiente, aos trabalhadores e à população.
O princípio de incêndio foi imediatamente detectado pelos sistemas da usina e debelado pela brigada de incêndio com o uso de extintores apropriados.
O reator nuclear continua ligado, com potência reduzida, e o vapor produzido está sendo desviado da turbina do gerador elétrico para os condensadores. Trata-se de processo de “by-pass” previsto nos procedimentos de operação da usina .
O evento já foi totalmente controlado, o estado de ENU encerrado, e a equipe de manutenção já trabalha na substituição completa do isolamento térmico danificado.
A previsão é que Angra 2 volte a produzir energia ainda hoje.