
A Eletronuclear esteve presente em um encontro que reuniu mais de 10 países da América Latina e Caribe e aconteceu em Buenos Aires, Argentina. A Escola de Gestão de Emergências Radiológicas contou com palestras e visitas técnicas, e foi organizada pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e ARN (Agência Regulatória Nacional da Argentina), entre os dias 4 e 22 de novembro.
Representando a Eletronuclear, o supervisor da Assessoria de Planejamento de Emergência, Raphael Senger, realizou apresentação sobre a estrutura e organização de resposta a emergências nucleares do Brasil e reproduziu o vídeo institucional sobre o Exercício Geral Integrado de 2023. Representando o Brasil, além da Eletronuclear, estiveram representantes da Defesa Civil Estadual e da Marinha do Brasil.
“A participação em um evento técnico como este é de extrema importância para consolidar conceitos, aprender novas técnicas e, principalmente, compartilhar experiências com representantes de outros países membros. Temos convicção que o Brasil está no caminho certo no que se refere à estrutura e organização de respostas a uma emergência nuclear”, frisou Senger.
Durante o evento, no Círculo de Oficiais da Gendarmeria, os profissionais assistiram a palestras ministradas por especialistas da IAEA e ARN, sessões de trabalho e exercícios simulados.
As visitas técnicas aconteceram no Centro Atômico de Ezeiza (onde estão instalados o reator de pesquisa "RA-3" e a Planta de Irradiação Semi-Industrial "PISI"), Central Nuclear de Atucha, da NA-SA, no Centro de Emergência de Melillo, Centro de Treinamento de Cadetes da Polícia Federal Argentina e Base Naval de Zarate (onde ocorreu demonstração de monitoração radiológica realizada por drones).