A tenda montada pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) no estacionamento do Hospital de Praia Brava (HPB) tem contribuído para o monitoramento dos casos suspeitos de coronavírus nos municípios de Angra dos Reis e Paraty. Mais de 700 pessoas já foram atendidas desde 24 de dezembro, quando o local foi aberto ao público. Apesar da alta procura, menos de 1% dos pacientes precisou ser internado.
O movimento tem sido maior em relação à primeira onda de covid-19 na região. Na ocasião, também foi montada uma tenda no estacionamento do HPB, só que pela Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, com profissionais do município.
Tenda de pré-atendimento do HPB
A gerente de enfermagem da Feam, Cristiane Delesposti, acredita que as pessoas não têm mais tanto receio de procurar a unidade de saúde para se certificar sobre o coronavírus. “Nos primeiros meses da pandemia, só vinha fazer exames quem já apresentava sintomas mais severos da doença. Nesse momento, todos estão mais precavidos e vêm com o aparecimento de qualquer sinal que possa caracterizar um quadro de covid-19”, destaca.
Na primeira onda da pandemia, sete pessoas em média foram atendidas por dia na tenda. Nesse segundo momento, 22 pessoas em média vêm se consultar diariamente no local. A equipe de atendimento conta sempre com quatro profissionais: dois técnicos de enfermagem, um médico clínico e uma recepcionista. A tenda fica aberta diariamente, das 7h às 19h.