Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Esclarecimento sobre paralisação anunciada por empregados da central nuclear de Angra

04/04/2025
 

Esclarecimento sobre paralisação anunciada por empregados da central nuclear de Angra
 

A Eletronuclear foi oficialmente notificada sobre a paralisação anunciada por empregados lotados na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis (RJ), com início previsto para o dia 8 de abril. A empresa informa que, até o momento, não há qualquer notificação ou previsão de paralisação na sede do Rio de Janeiro.

A empresa esclarece que, em razão da greve, está adotando todas as providências necessárias para garantir a operação segura de suas usinas nucleares. Reitera-se, assim, o compromisso da Eletronuclear com a manutenção das atividades essenciais, em estrita conformidade com os protocolos internos e as normas regulatórias do setor.

A empresa esclarece que apresentou proposta de acordo com reajuste integral de salários e benefícios pelo IPCA, num percentual de 3,69%. A empresa lamenta o impasse gerado pelas entidades sindicais que condicionam a assinatura do acordo a inclusão de cláusula que lhes dá participação no poder de gestão da companhia. Desta forma, a Eletronuclear ficaria obrigada a ter anuência destas entidades para poder modificar normativos internos, o que fere a legislação vigente (art. 138 da lei 6404/1976) e suas próprias regras de governança.

A Eletronuclear esclarece que não procede a informação sobre a demissão de 250 trabalhadores. Ao longo de 2024, 133 empregados aderiram voluntariamente a um plano de desligamento incentivado. Adicionalmente, outros 90 trabalhadores já aposentados serão desligados no decorrer do ano de 2025. Essas medidas integram um processo de adequação de custos, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da empresa e a preservação dos demais postos de trabalho.

A Eletronuclear reforça que está aberta ao diálogo com as entidades sindicais, tendo mantida sua proposta de acordo com reajuste integral do IPCA para salários e benefícios. A questão segue agora na esfera da justiça trabalhista e a empresa continua buscando um entendimento, até o momento sem sucesso.


Tags