A Eletronuclear foi palco, no início deste mês, de uma série de encontros marcantes que reforçaram o compromisso da empresa — e de toda a holding ENBPar — com a diversidade, a equidade e a inclusão. De segunda a quarta-feira, representantes dos comitês de gênero, raça e diversidade das empresas do setor energético estiveram reunidos na 42ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev).
Este evento culminou com uma reunião promovida pela ENBPar, na quinta-feira, dia 9 de outubro, reunindo Eletronuclear, Itaipu e INB, para alinhar diretrizes conjuntas e fortalecer políticas públicas internas voltadas à diversidade, equidade e inclusão.
Durante a assembleia, sediada em parte na sede da Eletronuclear, no Rio de Janeiro, e em suas instalações em Angra dos Reis, os debates e apresentações mostraram o quanto a pauta da inclusão vem ganhando força no setor. Além de reuniões, durante o encontro em Angra dos Reis, os participantes conheceram as instalações de Angra 2 e assistiram a duas importantes apresentações. Ana Beatriz Julião (AGL.T) demonstrou o case “Stem Menina na Nuclear – Etapa Quilombos”, além da oficina “Letramento Racial e Conceito de Ações Afirmativas” com Dra. Tamiles Alves, do Ministério da Igualdade Racial.
No último dia da AGO, quarta-feira, dia 8, a Eletronuclear sediou o Seminário “Casos que Inspiram: Iniciativas Inclusivas em Gênero e Raça nos Setores Energético e Mineral”, reunindo representantes do MME, Petrobras, Transpetro, BNDES, ANP, Itaipu Binacional, SGB e outras instituições parceiras.
Representando a presidência da Eletronuclear, o chefe de gabinete, André Luís Osório estava substituindo o diretor-presidente interino Sinval Gama, e destacou o simbolismo em receber o evento.
“É uma grande honra para a Eletronuclear sediar este encontro. Desde que implementamos o nosso Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade, temos trabalhado para consolidar uma cultura de inclusão e valorização das diferenças. Avançamos com projetos que nos orgulham, como o ‘Stem – Menina na Nuclear’, e com ações que reforçam nossa responsabilidade social. Mas sabemos que o caminho da diversidade é contínuo e exige compromisso coletivo”, reforçou.
A semana também marcou um momento de reflexão sobre o amadurecimento institucional das políticas de diversidade dentro da holding ENBPar. Para Heloísa Serra do Nascimento, assessora da Presidência e coordenadora do Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade da Eletronuclear, o encontro foi um passo importante para consolidar uma visão colaborativa entre as empresas do grupo.
“Estamos pavimentando um caminho muito significativo em busca do que consideramos justo: uma política organizada de diversidade, equidade e inclusão para a Eletronuclear e todas as empresas da holding. Precisamos reconhecer o quanto já avançamos e, ao mesmo tempo, olhar para os desafios que temos pela frente, especialmente na equidade de gênero. É essencial que criemos políticas que promovam a participação de mais mulheres em cargos de liderança. Este evento nos permitiu acesso à boas práticas já implementadas em outras instituições e nos inspira a avançarmos cada vez mais nesta pauta”, frisou.
Encerrando a semana, a coordenadora-geral do Cogemmev, Márcia Figueiredo, celebrou o engajamento coletivo e os avanços alcançados.
“É a realização de um sonho. Estamos finalizando um projeto de quase seis anos e agora vamos colocar a mão na massa. Vamos sistematizar processos de gestão estratégica da diversidade, equidade e inclusão para o MME e todas as entidades vinculadas. Cada apresentação, cada fala dessa semana, contribuiu para construir um plano sólido e transformador”, sublinhou Márcia.
A reunião de quinta-feira, dia 9, promovida pela ENBPar, com a participação de representantes dos Comitês de Gênero da INB, Itaipu Binacional e Eletronuclear, reforçou esse alinhamento. A holding reiterou seu compromisso em fomentar políticas estruturadas de diversidade, equidade e inclusão entre todas as empresas do grupo, fortalecendo a sinergia e o aprendizado conjunto.