A Eletronuclear recebeu recentemente dois importantes órgãos nas instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis (RJ). As visitas, realizadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tiveram como objetivo ampliar o conhecimento sobre o funcionamento das usinas e reforçar a cooperação entre as instituições.
No dia 13 de fevereiro, a CNAAA recebeu o GSI com a participação dos órgãos e instituições integrantes do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O objetivo da visita foi proporcionar conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pela Eletronuclear e fortalecer os laços institucionais entre os participantes. Paralelamente, a Central Nuclear recebeu o Secretário de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI, Francisco André Barros Conde, que também realizou um percurso técnico pelas instalações.
Entre as áreas visitadas estão o Observatório Nuclear, Angra 2, o canteiro de obras de Angra 3, além do local com equipamentos da terceira usina e a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS).
Já no dia 17 de fevereiro, foi a vez do ONS com um grupo de 44 pessoas. A iniciativa teve como foco o alinhamento das operações entre Eletronuclear e ONS, fundamentais para a gestão eficiente da geração e distribuição de energia elétrica no Brasil. Ao final do encontro, foi feito um convite para que os colaboradores da Eletronuclear conheçam as instalações do ONS, promovendo ainda mais a troca de conhecimentos.
A Eletronuclear destaca a importância de visitas institucionais como essas, que contribuem para a transparência e reforçam a segurança e confiabilidade da geração de energia nuclear no país. O compromisso com a operação segura e a cooperação com diferentes órgãos reforçam a relevância do setor nuclear no sistema elétrico brasileiro.

Francisco André Barros Conde visita galpão com equipamentos de Angra 3