Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletronuclear recebe combustível para a parada programada de Angra 2

09/12/2025
 

Eletronuclear recebe combustível para a parada programada de Angra 2
 
A2_vista externa 008.JPGA Eletronuclear recebeu, entre os dias 2 e 5 de dezembro, o quarto dos sete lotes de combustível nuclear que serão utilizados na próxima parada programada da Usina Angra 2, prevista para começar em 16 de janeiro de 2026. Os elementos combustíveis são fornecidos pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), mas o transporte é de responsabilidade da Eletronuclear. O cronograma prevê dois carregamentos por semana, com conclusão das entregas até meados de dezembro.
 
De acordo com a área de Combustível Nuclear da empresa, serão substituídos 56 elementos combustíveis, o que corresponde a cerca de 30% do núcleo do reator, garantindo a continuidade da operação segura e eficiente da usina no próximo ciclo.

A 21ª Parada Programada de Angra 2 (2P21) terá duração aproximada de 50 dias, estendendo-se até 6 de março de 2026. Durante esse período, serão realizadas cerca de 5 mil atividades de manutenção, inspeções e testes, seguindo rigorosos padrões internacionais de segurança. Entre os trabalhos previstos, destacam-se a recarga parcial do núcleo do reator, inspeções estruturais de equipamentos importantes e revisões em sistemas essenciais para a geração de energia.

A execução dessas ações é fundamental para assegurar a confiabilidade da usina, que desempenha papel estratégico no fornecimento de energia ao país. As paradas programadas fazem parte da rotina do setor nuclear em todo o mundo e no caso brasileiro reforçam o compromisso da Eletronuclear com a segurança, a transparência e a excelência operacional.

Tags