O Observatório Nuclear (ON) e a Trilha Porã, da Eletronuclear, registraram quase 70 mil visitantes em 2024. Diante da crescente demanda, os espaços ampliarão seus horários de funcionamento em 2025 para melhor atender o público geral. Paralelamente, instituições de ensino, cursos técnicos, empresas e associações de classe já podem agendar visitas técnicas especializadas para este ano.
Visitas abertas ao público geral
O Observatório Nuclear e a Trilha Porã seguem abertos à visitação espontânea, sem necessidade de agendamento - a exceção é para grupos maiores, como escolas, que devem avisar previamente a empresa sobre o interesse em conhecer os espaços. No entanto, qualquer pessoa pode conhecer os dois ambientes e explorar os conteúdos educativos disponíveis. Como diferencial para 2025, o horário de atendimento foi ampliado para atender um maior número de visitantes.
Observatório Nuclear: funcionamento diário, das 7h30 às 19h
Trilha Porã: funcionamento diário, das 8h às 16h
Visitas técnicas para grupos específicos
Além da visitação geral, determinados grupos podem agendar uma experiência técnica mais completa, que inclui acesso a áreas restritas da central nuclear em Angra dos Reis, como a sala de controle e o edifício do turbo gerador. Esse tipo de visitação, voltado exclusivamente para maiores de idade, está disponível para:
O agendamento das visitas técnicas para 2025 já está aberto e pode ser feito pelo site eletronuclear.gov.br (aba "Visite-nos") ou pelo e-mail centinf@eletronuclear.gov.br.
Expansão e fortalecimento da experiência dos visitantes
O superintendente de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antônio Torres Alves, destaca que o crescimento do número de visitantes reforça a importância do Observatório Nuclear e da Trilha Porã como pontos turísticos e educativos na região.
"Recebemos turistas o ano inteiro, independentemente da estação. O Observatório Nuclear teve um número recorde de visitantes em 2024, e com isso, ampliamos o horário de funcionamento para proporcionar uma melhor experiência ao público”, explica Alves.
Já o chefe do Departamento de Relações Públicas e Comunicação Regional da Eletronuclear (DRP.P), José Hidelberto Chahim, destaca que, além da ampliação do horário, novas estratégias foram implementadas para aumentar a visibilidade do espaço.
"Instalamos um outdoor iluminado na entrada do ON para chamar mais atenção dos visitantes. Com a ampliação do horário, conseguimos atender melhor o público que busca atividades culturais e educativas após um dia de lazer na região”, afirma Chahim.
A trilha foi inaugurada pela empresa em 2005 e recebeu o nome de origem indígena que significa “aquilo que tem beleza”. Desde então, o ambiente se tornou um importante instrumento cultural e de educação ambiental na região.
Já o ON é um espaço moderno e interativo que proporciona informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história do setor no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a segurança.