ÍNDICE
4. ÁREAS DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO
4.1 ÁREA DE INFLUÊNCIA INDIRETA - AII
4.2 ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA - AID

4. ÁREAS DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO

A área de influência de um empreendimento para um estudo ambiental pode ser descrita como o espaço passível de alterações em seus meios físico, biótico e/ou socioeconômico, decorrentes da sua implantação e/ou operação.

A delimitação das áreas de influência é determinante para todo o trabalho, uma vez que somente após esta etapa, é possível orientar as diferentes análises temáticas, bem como a intensidade dos impactos e a sua natureza.

Na definição das áreas de estudo, foram levadas em conta, entre outras, as seguintes
variáveis:

• características e abrangência da Unidade 3 da CNAAA (Angra 3);

• bacias hidrográficas;

• planaltimetria da região;

• dados meteorológicos;

• rede de pontos do sistema de monitoração pré-operacional e operacional da CNAAA;

• experiências de estudos ambientais anteriores. Ex: EIA da Unidade 2 da CNAAA - Angra 2 (NATRONTEC, 1999a);

• plano de Ação de Emergência da CNAAA;

• possíveis interferências com as comunidades do entorno; e

• legislação ambiental pertinente.

4.1 ÁREA DE INFLUÊNCIA INDIRETA - AII - topo

A AII, para este estudo, foi definida como a área limitada por uma circunferência de raio 50 quilômetros (AII-50 km) e centro no local previsto para a construção do reator da Unidade 3 da CNAAA (Anexo 2 - Mapa 02 - Área de Influência Indireta (AII-50 km)).

Nos estudos do meio socioeconômico, a AII abrangeu parcialmente ou totalmente aárea de 14 municípios, pertencentes aos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo: Ubatuba, Cunha, Lorena, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Araperi e Bananal, integrantes da mesorregião Vale do Paraíba, e Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro, Barra Mansa e Resende, pertencentes à mesorregião Sul Fluminense.

4.2 ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA - AID - topo

Para este estudo, foram definidas duas áreas de influência direta. As duas limitadas por circunferências centradas no local previsto para a instalação do reator da Unidade 3 da CNAAA, porém com raios distintos: 15 (AID-15 km) e 5 quilômetros (AID-5 km) (Anexo 3 - Mapa 03 - Áreas de Influência Direta (AID-15 km e AID-5 km)).

A área de influência direta com raio de 15 km (AID-15 km) abrangeu os distritos de Angra dos Reis, Mambucaba, Cunhambebe e Tarituba, situados nos municípios de Angra dos Reis e Parati, no Estado do Rio de Janeiro.

A área de influência direta com raio de 5 km (AID-5 km) abrangeu a localidade do Frade, o Sertãozinho do Frade, o Condomínio do Frade e a área em torno da CNAAA, no distrito de Cunhambebe; a vila residencial de Praia Brava (vila dos funcionários da CNAAA), os condomínios Barlavento, Praia Vermelha e Goiabas e a Vila Histórica de Mambucaba, no distrito de Mambucaba.

Para os estudos do meio físico, a AID-15 km foi estendida até as cabeceiras das bacias hidrográficas cortadas pelo círculo imaginário de raio 15 km. Os estudos oceanográficos se restringiram às regiões do Saco Piraquara de Fora, local de lançamento dos efluentes líquidos da CNAAA, e a Enseada de Itaorna.