A assessora Heloísa Serra do Nascimento e o consultor jurídico Ruben Marcelo Ferraz, ambos da Presidência da Eletronuclear, participaram, na tarde de quinta-feira (22), da semana de profissões de um projeto social da comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro. Eles deram palestras sobre suas carreiras com o objetivo de motivar adolescentes e jovens do projeto a persistirem nos estudos para buscarem melhores oportunidades de vida.
O evento aconteceu na sede do Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira (Camp Mangueira), uma iniciativa voltada para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e que já existe há quase 40 anos. Eles trabalham com a capacitação, orientação profissional e acompanhamento especializado, além de os ajudarem no contato com o mercado de trabalho formal.
Heloisa, que é administradora por formação, lembrou-se de quando passou por uma escola técnica, assim como muitos dos jovens que assistiram à palestra.
"Não me imagino sem ter passado pela minha escola técnica, e foi ela que meu deu a base financeira que tive até entrar na Eletronuclear. O curso técnico é valoroso, é valioso, abre portas e pode ser o início de uma carreira que te leve a um cargo alto. O hoje de vocês não vai definir o futuro. Quem pode definir o futuro de cada um de vocês são vocês mesmos”, afirmou a administradora.
Ruben reforçou a necessidade de os jovens acreditarem e valorizarem seus sonhos, além de aproveitarem as oportunidades, como a da Lei de Cotas, os concursos públicos e tecnologias como a Inteligência Artificial.
"Acredito totalmente na lei de cotas, para mim é algo absurdamente necessário para a gente ter um Brasil mais equilibrado. E ela auxilia no desenvolvimento da capacidade humana, tão rica em nosso país, e que possibilita a realização de tantos sonhos. Posso mencionar como exemplo de sonho, perseverança e projeto a geração da energia nuclear, feita pela Eletronuclear, "casa “ que me acolheu, via concurso público. Nosso país é um dos pouquíssimos no mundo que conhece e realiza o processo de enriquecimento de urânio com a finalidade de produção de combustível para as Usinas Nucleares de Angra dos Reis. E é importante conhecer sobre as novas tecnologias, buscar entender o impacto da Inteligência Artificial no mundo, por exemplo”, afirmou.
Ao final, Heloisa e Ruben destacaram a possibilidade de os jovens conhecerem pessoalmente a Eletronuclear convidando os estudantes do Camp da Mangueira para visitarem as Usinas Nucleares de Angra dos Reis.