Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletronuclear participa do NeoVerde Vision

28/11/2025
 

Eletronuclear participa do NeoVerde Vision
 

20251126124729280.jpg

Na última quarta-feira, dia 26, a Eletronuclear participou do NeoVerde Vision, o seminário das energias limpas. O evento foi realizado em um espaço anexo ao Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi promovido pela Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (Seenemar) por meio da Fundação Rede Criativa, com apoio da Eletronuclear e de outras empresas do setor. Com o objetivo de debater os caminhos da transição energética e o futuro sustentável do estado, o seminário reuniu cerca de 400 pessoas, entre eles especialistas e lideranças do setor energético.  
 
Nas mesas de debate, a Eletronuclear foi representada pelo chefe de gabinete da Presidência, André Luiz Rodrigues Osório, que participou do segundo painel, que tinha o foco na energia nuclear, chamado “Energia limpa para hoje e para o futuro”. Em sua fala, Osório defendeu a urgência de uma tomada de decisão favorável à retomada das obras de Angra 3.  “Nós vivemos hoje uma situação em que a gente despende algo em torno de R$ 1 bilhão por ano para a manutenção de Angra 3. É uma obra vital para o nosso estado, todos aqui já disseram tanto no painel como na abertura. Rio de Janeiro é uma potência energética, nuclear, porque toda a indústria nuclear com exceção da mineração tem sua sede no estado do Rio de Janeiro, então não podemos nos privar mais de Angra 3”, comentou André. 
 
Além disso, o chefe de gabinete da presidência também destacou as várias utilizações e a relevância que a energia nuclear assume. “A energia nuclear hoje está inserida em um grande grupo de energias limpas. Ela está presente em debates em grandes eventos, como foi o caso da COP 30 recentemente, onde foi possível se posicionar de forma clara e objetiva sobre os usos dela. Então é sempre importante estar junto de outras energias limpas e divulgar melhor nosso trabalho dentro do contexto brasileiro”, completou. 
 
A mesa de energia nuclear foi mediada por João Leal, coordenador de energia nuclear na Seenemar, que avaliou como positivo o painel sobre energia nuclear e destacou um material produzido pela secretaria. “Ficou claro para todos os presentes que não há como falar em descarbonização sem a energia nuclear. Temos nosso trabalho de comunicação que hoje entregou aqui no evento o mapa das energias limpas do Estado do Rio de Janeiro, mostrando o que temos hoje em relação a essas energias, consolidando o estado como a capital da diversidade energética do mundo”, afirmou João.  
 
A Eletronuclear também participou do seminário com ativações no estande da empresa no evento. O destaque vai para o tour pela Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis realizado através de óculos de realidade virtual. Nele os interessados puderam conhecer alguns dos procedimentos e padrões das duas usinas nucleares do país. O espaço ainda contou com réplicas em miniaturas do vaso do reator e das varetas de elemento combustível. 
 
“Estar presente nesse tipo de evento reforça o papel e a mensagem de que a energia nuclear é sim uma energia limpa. A gente trouxe nossa experiência dos óculos de realidade virtual, que permite que as pessoas conheçam a central nuclear por dentro, e faz sucesso em todos os eventos que participamos”, disse Juliana de Rezende, da Coordenação de Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental da Eletronuclear.

Tags