De 2 a 4 de julho, a Eletronuclear estará presente no 22º Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, na Casa da Cultura Constantino Cokotós, na Vila do Abraão, com o espaço interativo “Nuclear tá ON”, uma iniciativa educativa e tecnológica que integra oficialmente o evento. A participação acontece como apoio institucional, atendendo a um convite da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, e reafirma o compromisso da empresa com a transparência, a sustentabilidade e o diálogo com a comunidade.
Com acesso gratuito, o festival tem o objetivo de valorizar a cultura local e possui uma programação alternativa durante a semana voltada às 500 crianças da Ilha Grande que têm entre 5 e 14 anos. Estas atividades prévias incluem oficinas de arte e reciclagem, palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade, exibição de filmes e exposições. Já a partir de sexta-feira, o foco do evento, como tradicionalmente ocorre em todos os anos, é voltado para as atrações musicais com concursos entre cantores da região, além de shows de artistas famosos, que agradam a todos os públicos.
O “Nuclear tá ON” é uma extensão itinerante do Observatório Nuclear (ON) — centro de visitação da Eletronuclear localizado na rodovia Rio-Santos, dedicado à divulgação científica sobre o funcionamento das usinas nucleares brasileiras. No evento, o ON chega à Ilha em formato itinerante, oferecendo uma série de atividades que unem ciência, tecnologia, sustentabilidade e educação ambiental de forma acessível e lúdica para todos os públicos.
“A participação da Eletronuclear no Festival da Ilha Grande é fundamental para fortalecer o vínculo com a população caiçara de Angra dos Reis. A programação inicial é voltada para crianças de comunidades tradicionais e tem a educação ambiental como pilar central, o que está totalmente alinhado com a nossa atuação em Responsabilidade Socioambiental”, explica o coordenador de Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental da Eletronuclear, Marco Antônio Alves.
Espaço Nuclear tá ON: interatividade e conhecimento
Durante os primeiros três dias de festival — que se estende até o final de semana com outras atividades — o público poderá visitar o espaço “Nuclear tá ON” e participar de ações desenvolvidas para sensibilizar o público sobre a importância da energia limpa e do convívio harmonioso com o meio ambiente. As atrações incluem:
• Tour com óculos de realidade virtual: uma viagem imersiva pela Central Nuclear de Angra dos Reis;
• Totem fotográfico: com o mascote ON, que envia fotos personalizadas direto para o WhatsApp dos visitantes;
• Maquete interativa de uma casa: que mostra o consumo energético de diferentes eletrodomésticos;
• Exposição ambiental: com os programas Tartaruga Viva e CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), ambos da Eletronuclear;
• Brindes educativos: como ecobags, gibis e adesivos distribuídos às crianças.
O objetivo é promover um aprendizado lúdico e acessível, aproximando o público dos projetos desenvolvidos pela empresa e conscientizando sobre os benefícios da geração de energia limpa e segura.
“Queremos que as pessoas conheçam de forma clara e divertida o impacto positivo que a energia nuclear tem para a sociedade e para o meio ambiente. Nossa proposta é educativa e transparente, baseada no diálogo com a população e os turistas”, finaliza Alves.