Na sexta-feira (16), Angra dos Reis sediou pela primeira vez o Seminário Nacional de Corrosão, Integridade e Proteção Anticorrosiva (Senipa), evento técnico que reúne especialistas de diversos setores industriais para debater soluções e inovações no combate à corrosão. Promovido pelo Centro de Treinamento e Qualificação Fernando Fragata (CTQFF), o seminário ocorreu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, e contou com a participação ativa da Eletronuclear.
A abertura do evento foi marcada pela palestra do engenheiro mecânico Luciano Zadorosny de Oliveira, supervisor do Departamento de Condição Material e Facilidades da Eletronuclear. Com o tema “Tratamento e Pintura Protetiva nos Transformadores de 500 kV de Angra 2”, Luciano apresentou medidas desenvolvidas para enfrentar os desafios da corrosão nas usinas, especialmente devido à localização costeira.
“Já participei de outras edições do evento como ouvinte, mas esta é a primeira vez em que representamos a Eletronuclear como palestrantes. É uma oportunidade muito relevante, especialmente por esta edição acontecer em Angra, nossa cidade. A corrosão é um dos maiores desafios que enfrentamos nas usinas, por conta da exposição constante ao ambiente marinho. Temos investido bastante em soluções para lidar com isso, e vamos apresentar uma dessas iniciativas na palestra de abertura”, destacou Luciano, que também revelou que esta atividade de proteção dos transformadores de Angra 2 foi a primeira grande inspeção do tipo que realizou em seus 15 anos na empresa.
Além da palestra de abertura, a Eletronuclear também esteve representada na última atividade do dia: uma mesa redonda com a participação de quatro profissionais da empresa – Vinícius Rodrigues (chefe do Departamento de Controle e Engenharia da Qualidade – DCE.T), Samuel Bessa (chefe do Departamento de Garantia da Qualidade – DGQ.T), Luciana Varandas (química – DSR.N) e Neuri Ferreira (engenheiro químico – DSR.N) – que debateram desafios técnicos e trocaram experiências com os demais especialistas.

O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, participou da abertura e ressaltou a importância de sediar eventos técnicos como o SENIPA, especialmente em uma cidade com características litorâneas que enfrentam constantemente os efeitos da corrosão.
“Angra dos Reis está inovando e trazendo eventos importantes e técnicos como este, sobre corrosão. A cidade sofre muito com a proximidade do mar, e esse tipo de iniciativa fortalece a integração entre empresas locais, como a Eletronuclear e os estaleiros da região, com os avanços tecnológicos do setor”, afirmou Ferreti.
O coordenador técnico do Senipa em Angra, Fernando Fragata, responsável pelo CTQFF, elogiou a atuação da Eletronuclear no evento e destacou a importância do tema para a sociedade.
“Fiquei muito feliz de saber que o Senipa seria em Angra dos Reis. Trabalhei na usina Angra 2 e nunca vi tanta seriedade junta como vi na Eletronuclear. O impacto da corrosão para a sociedade é algo que as pessoas não têm noção”, declarou Fragata, que já atuou em Angra 2, por meio do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).
O evento também contou com exposição de equipamentos e demonstrações práticas, além de promover networking entre empresas e fomentar novos negócios na região.
O próximo Senipa já tem data e local marcados: acontecerá em Manaus, no dia 14 de agosto.