Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal


Visão Geral

A Eletronuclear em conjunto com as demais empresas Eletrobras, assume compromissos com os princípios da sustentabilidade e se mantém em constante evolução, com o objetivo de estabelecer diretrizes que norteiem nossas ações quanto à promoção do desenvolvimento sustentável.

A Eletronuclear busca o equilíbrio ambiental, social e econômico‐financeiro em suas operações, contribuindo na preservação de recursos naturais para as gerações futura.


  • Pacto Global
  • Agenda 2030
  • Relatório Anual
  • A Eletronuclear em conjunto com as demais empresas Eletrobras, assume compromissos com os princípios da sustentabilidade e se mantém em constante evolução, com o objetivo de estabelecer diretrizes que norteiem nossas ações quanto à promoção do desenvolvimento sustentável.

    A Eletronuclear busca o equilíbrio ambiental, social e econômico‐financeiro em suas operações, contribuindo na preservação de recursos naturais para as gerações futura.

    Pacto Global

    O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

    A Eletrobras Eletronuclear aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU, expressando o suporte da Empresa aos seus preceitos do pacto. A formalização da adesão se deu em 6 de dezembro de 2006, através de carta recebida pela Eletrobras Eletronuclear do Diretor Executivo da United Nations Global Compact, Sr. Georg Kell.

    Carta de Aceite de Adesão

    Carta de Adesão

    Saiba mais sobre o Pacto Global

  • Em setembro de 2015, os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

    Para tanto, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas – a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e local.

    Desde 2018, a Eletronuclear prioriza e monitora os seguintes ODS:

    ODS 07 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
    ODS 08 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
    ODS 09 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
    ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
    ODS 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

    Em 2020, a Eletronuclear em conjunto com as demais Empresas Eletrobras fizeram um trabalho de avaliação dos objetivos e metas de forma a repriorizar os ODS de acordo com o Alinhamento estratégico da Companhia. A partir deste trabalho, a Eletrouclear passou a priorizar e monitorar mais 4 ODS:

    ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
    ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
    ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
    ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

    Conheça os resultados dos indicadores da Eletronuclear ligados aos ODS nos últimos anos:

    Resultado 2019

    Resultado 2020

    Resultado 2021

    Saiba mais sobre Agenda 2030


  • Comprometidos com a transparência no relacionamento com os nossos diferentes públicos, divulgamos nossas ações por meio de relatórios anuais.

    Conheça nossos Relatórios Anuais