Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

MME e Cepel estudam locais para implementar novas usinas nucleares no Brasil

14/01/2022
 

MME e Cepel estudam locais para implementar novas usinas nucleares no Brasil
 
Nesta quinta-feira (13), o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a assinatura de um convênio de cooperação com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), ligado à Eletrobras, para estudar locais para a implementação de novas usinas nucleares no Brasil. Em nota, o MME ressalta que o aumento da participação da fonte termonuclear na matriz energética brasileira é importante para reduzir os impactos das crises hídricas na geração de energia elétrica.

Ainda segundo o ministério, a cooperação com o Cepel vai permitir uma escolha mais eficiente dos novos sítios nucleares do país, considerando a projeção da demanda de energia, as necessidades socioambientais e a atração de novos investimentos para viabilizar a construção das usinas.

O MME também destaca que tem buscado reforçar a importância da geração termonuclear no Brasil e lembra que o Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 estima uma expansão de 8 a 10 gigawatts na oferta de energia nuclear nas próximas três décadas. 

Além disso, o ministério afirma que, como fonte de energia limpa e firme para a base das matrizes energéticas, a geração termonuclear vem ganhando cada vez mais espaço no mundo por conter o avanço do aquecimento global e seus impactos no meio ambiente.

Para finalizar, o MME frisa que o Cepel conta com “pesquisadores e doutores de notório reconhecimento” e fomenta o desenvolvimento de novos pesquisadores para o setor de energia elétrica.
Tags