Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Eletronuclear apoia iniciativa da AIEA para garantir segurança das instalações nucleares ucranianas

12/04/2022
 

Eletronuclear apoia iniciativa da AIEA para garantir segurança das instalações nucleares ucranianas
 
A Eletronuclear manifesta seu apoio total à proposta feita pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, de que os sete pilares da segurança nuclear e proteção física sejam respeitados em meio ao conflito na Ucrânia.

São os seguintes:

1. A integridade física das instalações – sejam reatores, piscinas de combustível ou depósitos de rejeitos radioativos – deve ser mantida.

2. Todos os sistemas e equipamentos de segurança nuclear e proteção física devem estar sempre em pleno funcionamento.

3. A equipe operacional deve ser capaz de cumprir suas funções de segurança nuclear e proteção física e de tomar decisões livre de pressões indevidas.

4. Deve haver fornecimento seguro de energia da rede elétrica para todas as instalações nucleares.

5. Deve haver cadeias de suprimento logístico e transporte de ida e volta ininterruptos em relação aos sítios nucleares.

6. Deve haver sistemas eficazes de monitoramento de radiação dentro e fora dos sítios nucleares e medidas de preparo e resposta a emergências.

7. Deve haver comunicação confiável com o órgão regulador e outras organizações.

Ao apoiar a iniciativa da AIEA, a Eletronuclear reitera sua crença de que a segurança na operação das usinas nucleares é inegociável e deve ser mantida em todas as situações, sem exceção.
Tags