Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Angra 2 para neste domingo para reabastecimento de combustível

10/06/2022
 

Angra 2 para neste domingo para reabastecimento de combustível
 
Neste domingo (12), à 0h, a Eletronuclear dá início à parada de reabastecimento de Angra 2. Além da troca de combustível, estão previstas manutenções, testes e inspeções periódicas exigidas por especificações técnicas. A duração estimada é de 42 dias.

Serão realizadas em torno de 5.500 atividades. O escopo foi ampliado, incluindo tarefas que foram postergadas nas duas últimas paradas, reduzidas ao mínimo necessário por conta da pandemia do coronavírus. Para realizar o trabalho programado, foram contratados 1.250 profissionais brasileiros e 160 estrangeiros.

O superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal, ressalta que o principal objetivo é fazer uma parada com segurança total. “A segurança das pessoas, nuclear e do meio ambiente sempre estará acima de qualquer outra meta. Disso não abrimos mão. É nossa prioridade máxima”, frisa.

angra 2 - site da eletronuclear.jpeg
Duração prevista da parada é de 42 dias

Ele destaca ainda que, com a parada, encerra-se o 18º ciclo de operação da usina. “Esse período foi marcado por um excelente desempenho. Angra 2 operou durante 316 dias com uma potência média de 97,1%. Com esse fator de carga, o ciclo que passou foi o 8º melhor da história da usina”, comemora Portugal.

Atividades programadas

Algumas das principais atividades programadas são inspeções e testes do vaso de pressão do reator; inspeção por correntes parasitas e limpeza dos espelhos nos geradores de vapor; inspeção visual e medição de espessura do encamisamento dos elementos combustíveis após o descarregamento do núcleo; teste de pressão hidrostática do sistema primário; revisão de uma das turbinas de baixa pressão; inspeção no gerador elétrico principal; e revisão das válvulas principais e substituição de válvulas piloto do sistema de vapor principal.

Portugal salienta que as equipes envolvidas estão focadas no êxito da parada. “Vamos trabalhar 24h por dia para conseguir executar todas as manutenções que irão garantir a alta disponibilidade de geração que Angra 2 vem apresentando há mais de 20 anos e para devolver a usina ao Sistema interligado Nacional dentro do prazo estabelecido”, complementa.

Vale ressaltar que, com a circulação do coronavírus ainda sendo uma realidade, estão sendo adotadas medidas de segurança sanitária para minimizar o risco de contaminação dos profissionais envolvidos na parada, incluindo o uso de máscaras pelos contratados.
Tags