+
informação

+
energia

Convocação para audiência pública

O Ibama, na posição de órgão licenciador ambiental, convoca toda a população de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro a participar de audiência pública sobre o processo de licenciamento ambiental da Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS) na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.

Para a segurança de todos, a audiência pública será realizada de forma virtual.
22 de janeiro, às 18h Participe!
TV NET Angra – Canal 10
Eletronuclear TV
Videoconferência via WebEx
Os participantes poderão fazer perguntas por meio dos seguintes canais:
Bate-papo do WebEx
Ligações (normal ou a cobrar) e SMS – (24) 99985-2129 e (24) 99988-6029
WhatsApp (mensagens e aúdio) – (24) 99988-6029
E-mail: saibamais@eletronuclear.gov.br

O que é
a UAS?

A Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS) é uma estrutura que armazenará os combustíveis usados de Angra 1 e 2. O repositório, localizado dentro da Central Nuclear de Angra dos Reis, é fundamental para que usinas da empresa continuem gerando energia para o sistema elétrico brasileiro.

Esses combustíveis usados não são considerados rejeitos radioativos ou lixo nuclear, pois ainda contêm grande potencial energético, que pode ser reaproveitado. Países como Rússia, França e Japão reciclam esse material. A construção da UAS permitirá que os combustíveis usados sejam guardados com toda a segurança até que o governo brasileiro defina seu destino.

A construção da estrutura segue à risca todas as normas de licenciamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, vem sendo acompanhada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Prefeitura de Angra dos Reis.

Existem unidades do tipo em operação em vários países do mundo. Apenas nos Estados Unidos, há cerca de 80 instalações similares à UAS. A Eletronuclear garante que a solução escolhida para armazenar os combustíveis usados de Angra 1 e 2 é totalmente segura e adequada para as necessidades atuais da Central Nuclear.

Para mais informações sobre o empreendimento, clique aqui.