Visualização:

O que é energia?

 

 

 

Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação.
Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.
Energia é um dos conceitos essenciais da Física e pode ser encontrado em todas as suas disciplinas (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.), assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.

 

Formas de Energia

 

A energia potencial é a energia armazenada. Por exemplo, as águas de um rio têm energia potencial; uma pedra no alto de uma montanha também.
Quando a pedra rola, ou quando as águas do rio caem em cascata, sua energia potencial se transforma em energia cinética capaz de exercer força e movimentar outros corpos. Esta é a energia mecânica, uma forma comum de manifestação da energia.
A queima de um recurso natural - como a lenha, carvão ou petróleo - gera energia térmica, também chamada de calor.
Há ainda a energia radiante ou energia de radiações eletromagnéticas, como a luz e o calor do sol, as ondas de rádio e televisão, os raios X e as microondas.
Energia química é a energia liberada ou formada em uma reação química, como acontece nas pilhas e baterias.
Uma das características mais importantes da energia é a sua capacidade de transformação de uma forma para outra. E estas transformações podem ser controladas. Por exemplo: quando ligamos o motor de um carro, a energia química da bateria se transforma em energia elétrica, que produzirá trabalho fazendo girar o motor. Em seguida, a energia potencial da gasolina se transformará em energia cinética e moverá os pistões que fazem as rodas girarem.
Já a energia nuclear, também chamada energia atômica, é obtida por interações no núcleo de um átomo. Seja pela fissão ou divisão de núcleos pesados (urânio, tório e plutônio), seja pela fusão ou junção de núcleos leves, como o do hidrogênio.

 

 

 

 

O Sol produz o seu calor e a sua luz por uma reação nuclear de fusão de átomos de hidrogênio em hélio. Toda a vida na Terra depende desta energia.

  • Sede


    Rua da Candelária, 65 – Centro
    CEP: 20091–906
    Tel:(21) 2588–7000
    Fax: (21) 2588–7200

  • Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto


    BR 101 Sul - Rodovia Governador Mário Covas,
    km 517 (Rio Santos) – Itaorna
    4° Dist. de Angra dos Reis – RJ
    CEP: 23948–000
    Tel:(24) 3362–9000
    Fax:(24) 3362–9090

  • Escritório de Brasília


    Ed. Via Capital, 15
    andar, salas 1505/08
    CEP: 70041–906
    Tel/Fax:(61) 3328–0555

  • Escritório no Recife


    Rua Agenor Lopes, 25, sala 503
    Empresarial Itamaraty – Boa Viagem
    Recife – Pernambuco
    CEP: 51021–110
    Tel/Fax:(81) 3326–5443

  •  
  • Eletrobrás | Eletronuclear - Todos os direitos reservados ©