Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Ministro de Minas e Energia visita central nuclear de Angra nesta sexta-feira

28/06/2018
Ministro de Minas e Energia visita central nuclear de Angra nesta sexta-feira
 

Amanhã (29), o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, fará uma visita à central de Angra dos Reis para conhecer as usinas nucleares brasileiras. Desde que assumiu o cargo, o ministro tem buscado encontrar uma solução para a retomada das obras de Angra 3 e para a restruturação da indústria nuclear nacional.

Moreira Franco será recepcionado por toda a diretoria da Eletronuclear. O presidente da empresa, Leonam dos Santos Guimarães, e o diretor de Operação e Comercialização, João Carlos da Cunha Bastos, abrirão a visita com apresentações sobre o panorama da energia nuclear no Brasil e no mundo; o excelente desempenho de Angra 1 e 2; e a situação atual de Angra 3.

A programação do encontro – que não será aberto à imprensa – incluirá visitas à Angra 2, onde será possível conhecer a sala de controle e o prédio da turbina da unidade; ao canteiro de obras de Angra 3; e a um dos almoxarifados onde estão armazenados equipamentos da unidade em construção.

A visita faz parte de um esforço do governo federal em retomar o empreendimento, que está parado desde 2015. Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou um grupo de trabalho para discutir o contrato de venda da energia que será produzida por Angra 3 – cujo preço está defasado, inviabilizando o equilíbrio econômico-financeiro da usina e um novo modelo de negócios que permita a participação privada, mantendo o controle da União. O grupo conta com a participação de vários ministérios e inclui também a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Eletrobras.

Com a revisão do contrato de venda de energia, a Eletronuclear poderá renegociar os financiamentos existentes junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal. Resolvida essa questão, a expectativa é admitir um parceiro privado minoritário que aporte os investimentos necessários para conclusão de Angra 3.

Tags



Angra