Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Exercício do Plano de Emergência Local terá participação do Corpo de Bombeiros

11/03/2020
Exercício do Plano de Emergência Local terá participação do Corpo de Bombeiros
 
No próximo dia 17, a coordenação do Plano de Emergência Local (PEL) da Eletronuclear irá realizar o primeiro Exercício Simulado de Emergência (ESE) de 2020. O cenário simulará um acidente em Angra 2.

Um dos desafios propostos será a ocorrência de um incêndio de grande magnitude. Por conta disso, o exercício contará com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), além da brigada de incêndio da central nuclear de Angra. É importante ressaltar que haverá a movimentação de veículos do CBMERJ em direção às usinas da Eletronuclear na parte da manhã, quando será iniciado o ESE. 

A empresa realiza dez exercícios por ano no âmbito do PEL, sendo cinco por usina. O objetivo é proporcionar desafios às equipes de emergência, de forma que estejam preparadas para atuar em uma situação real, embora a probabilidade de isso ocorrer seja baixa. O segundo simulado do ano já está marcado para 7 de abril. Nesta vez, o treinamento será em Angra 1.

O Plano de Emergência Local (PEL) tem como objetivo proteger a saúde e garantir a segurança dos colaboradores das usinas e da população na área de propriedade da Eletronuclear, em qualquer situação de emergência radiológica em Angra 1 e 2.

O PEL abrange toda a área da central nuclear, em Itaorna; a Vila Residencial de Praia Brava; a região de Piraquara de Fora; a casa de bombas do Frade; a Trilha Porã; e a estação de tratamento de águas de Praia Brava. O plano contempla ainda o apoio a ser prestado pela Eletronuclear à Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) na área localizada em um raio de até 5 km das usinas da empresa. 


Tags