Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Convênio entre Eletronuclear e prefeitura de Angra vai ampliar abastecimento de água no Parque Mambucaba e Bracuí

15/10/2021
 

Convênio entre Eletronuclear e prefeitura de Angra vai ampliar abastecimento de água no Parque Mambucaba e Bracuí
 
O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, estiveram reunidos, na último dia 7, para celebrar a assinatura de um convênio entre as partes que ampliará significativamente o abastecimento de água nos bairros Parque Mambucaba e Bracuí. O evento foi realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. A Eletronuclear aportará quase R$ 5 milhões para o projeto, que deve ser realizado nos próximos 16 meses. Na ocasião, foi assinada a autorização para o início da licitação que permitirá o começo das obras.

Em relação ao Parque Mambucaba, o plano de trabalho prevê nova captação de água no Rio Mambucaba. Essa fonte tem um volume muito maior que o Rio Itapicu, que hoje abastece o bairro, e não tem grande redução de volume na época de estiagem. Quanto ao Bracuí, a proposta é uma reformulação total da reservação do sistema atual, que tem capacidade de 100 m³. Será instalada uma nova unidade pré-fabricada, de 800 m³.

Leonam destacou que o convênio pode ser considerado um marco zero para a região do entorno da central nuclear de Angra, no que diz respeito à oferta de água para a população. “É uma enorme satisfação ver esse projeto virar realidade. Nossa empresa sempre esteve preocupada com essa questão. A iniciativa será marcante, pois iniciará um novo momento para todos nós”, frisou.

convênio angra + etn - prefeito e leonam.jpeg
Fernando Jordão, ao centro, e Leonam Guimarães celebraram convênio

Já Fernando Jordão afirmou que a implementação desse acordo é fruto de uma parceria antiga com a Eletronuclear, em especial no que tange às contrapartidas relacionadas às obras de Angra 3. “A empresa tem cumprido os compromissos socioambientais estabelecidos com o munícipio. Por isso, queria fazer um agradecimento especial ao presidente Leonam e à assessora de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Ana Beatriz Julião”, sublinhou.

Geração de emprego e melhorias na saúde

Durante o evento, tanto Leonam quanto Jordão anunciaram novidades relacionadas a outros temas de interesse da comunidade local. Como consequência da retomada das obras de Angra 3, prevista para esse ano, a Eletronuclear projeta a abertura de 1.500 empregos diretos nos próximos meses. A empresa também pretende proporcionar melhorias nas unidades de saúde do Frade e Parque Mambucaba, de forma a desafogar o atendimento no Hospital de Praia Brava (HPB).

O HPB também foi citado pelo prefeito de Angra. Ele disse que, antes do evento, se reuniu com os diretores da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), Waldyr Laguna e Adilson Bernardo, para discutir uma parceria que poderá garantir novos investimentos na unidade.

convênio angra + etn - ana beatriz julião.jpegAna Beatriz Julião, da Assessoria de Responsabilidade
Socioambiental, à direita, também esteve no evento
Tags